Confira a coluna
Foto: Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
FIM DA ESTABILIDADE
Cidadão foi na Caixa Econômica Federal, na avenida Carlos Gomes, região central de Porto Velho, dar entrada no FGTS e Seguro Desemprego. Um funcionário da Caixa informou que o Seguro Desemprego teria que ser feito somente no Tudo Aqui, antigo Shopping Cidadão, na avenida 07 de setembro. O rapaz foi até o local e recebeu de uma estagiária, aquelas que ficam na recepção do prédio, a informação de que teria que ir até o Ministério do Trabalho, na avenida Abunã, para poder dar entrada no Seguro. Lá foi para outro local, mais uma vez, o paciente cidadão desempregado. Chegando no tal prédio do MT, na Abunã, o rapaz educadamente deu boa tarde e pediu uma senha para o serviço de Seguro Desemprego.
Um servidor na recepção, que estava muito concentrado no computador conversando em uma Rede Social, não se deu ao trabalho de responder ao cumprimento e entregou para o cidadão um papel e lhe disse para agendar horário pela internet. O rapaz contou todo o trajeto que havia feito e questionou porque na própria Caixa ou no Tudo Aqui as pessoas não passam a informação correta. O atendente, sem tirar os olhos do computador, disse que isso não era problema dele. Por que escrevi todo o relato do rapaz? Porque é assim mesmo que acontece. O triste é que bons servidores pagam a conta de acomodados que de servidores públicos só tem o título.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
Começa nesta terça-feira (19) a 25ª Intermodal South America com a proposta de reunir os principais personagens de empresas de serviços logísticos, soluções com inovação, tecnologia, a fim de oferecer lançamentos para os modais de transporte, garantindo eficiência e qualidade na entrega dos produtos. O Governo do Estado de Rondônia e o Porto de Porto Velho participam pela segunda vez consecutiva do evento que acontece na Expo São Paulo, capital do Estado de São Paulo, até quinta-feira (21).
O investimento para participação de Rondônia foi aprovado pelos membros do Conselho de Desenvolvimento do Estado (Conder) em fevereiro deste ano a fim de projetar o Porto de Porto Velho e a hidrovia do rio Madeira como rota atrativa para escoar diversos tipos de produtos.
COMBATE A RAIVA
A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) reforça aos produtores rurais a importância dos cuidados com o rebanho na prevenção da raiva animal. De acordo com o Presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Prestes, a raiva animal é uma doença causada por um vírus que ataca bovinos, bubalinos, cavalos, burros, jumentos, mulas, cabritos, ovelhas, porcos, cães e gatos, podendo também ser transmitida ao homem.
O principal transmissor da doença são os morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) que, ao morderem as criações, transmitem o vírus presente em sua saliva, levando o animal a morte. Se o produtor perceber que um animal está isolado dos demais, com dificuldade de caminhar, caído, babando, não se levanta, ou é encontrado morto, é importante procurar um escritório da Agência Idaron para comunicar o ocorrido. De acordo com o Coordenador do Programa Estadual de Controle da raiva dos Herbívoros, Dalmo Bastos Sant’Anna, é importante que a notificação seja feita o mais breve possível, evitando assim maiores prejuízos, já que a raiva sempre leva à morte.
Em 2018 foram registrados quatro casos de raiva animal no estado. Quando ocorre um foco da doença, a vacinação torna-se obrigatória nas propriedades existentes em um raio de 12 Km a partir da propriedade onde ocorreu o foco. São realizadas visitas nestas propriedades para verificar a existência de animais suspeitos da doença, ataques por morcegos, abrigos de morcegos, além de orientação técnica e distribuição de material informativo sobre a doença.
CONTA SALGADA
Circula pelas redes sociais um banner com informações que seriam sobre o reajuste da gasolina nos últimos 45 dias. As informações revelam os índices e o dia em que houve o aumento. No fim das contas a soma chega a 24,17%. O curioso é que o consumidor quase nem percebe esses aumentos porque eles variam de 0,50 a 2,50 por cento. Quem gastou, por exemplo, 400 reais em gasolina no mês passado pode ter pago, em média, 80 reais de reajuste.
NO CERRO PORTEÑO
O volante Yamil Gonzalez, recém contratado pelo Cerro Portenho, da cidade de Presidente Franco, no Paraguai, mandou um aúdio, por uma Rede Social, para o editor de esportes do Rondoniaovivo, Santiago Roa. O jogador paraguaio foi dispensado, em janeiro, por whatsapp, do Real Ariquemes pelo técnico Luís Reis. O caso gerou um grande mal estar na época pois o treinador dispensou 08 jogadores de uma vez só, e por mensagem de celular, e nunca deixou bem claro as razões das dispensas. Yamil está rindo à toa afinal, esse é um daqueles casos onde há males que vem para bem. Yamil vai disputar uma competição que é vitrine para a elite do futebol Paraguaio.
SOLIDARIEDADE
O Rotary Club de Porto Velho Rio Madeira, está realizando campanha para arrecadação de água mineral para atingidos pela Cheia do Madeira.
São três postos de Coleta: Rua Rui Barbosa, 799, bairro Arigolândia, avenida Amazonas, 3335, bairro Agenor de Carvalho e Loja Rommanel, na avenida Carlos Gomes.
Quem quiser contribuir pode ligar também para a Presidente do Rotary Club , Almerinda Ribeiro, no telefone (69) 99214 -1728. As famílias que receberão a ajuda humanitária já foram cadastradas pelo município e estão, em sua maioria, alojadas em barracas montadas pela Defesa Civil. A Coleta acontece até o dia 25 de março.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!