Secretário-geral Luiz Paulo Batista inicia em maio viagens pelo interior do estado para executar as atividades
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Manter o Progressistas regularizado e organizado nos 52 municípios de Rondônia é uma meta estipulada pela atual diretoria do partido. A presidente estadual, deputada federal Jaqueline Cassol, juntamente com o secretário-geral, Luiz Paulo Batista, e a tesoureira Érica Ferrão, tem adotado todas as medidas necessárias para este objetivo.
Dentre as providências está a formação de diretórios em todos os municípios, conforme determinação da Justiça Eleitoral, através da Resolução 23.571/2018. Essa atribuição será executada pelo secretário-geral, que elaborou um cronograma de visitação com início em maio e encerramento em junho. Segundo Luiz Paulo Batista, esse é um trabalho pioneiro e de valorização dos membros Progressistas. “Não vamos formar diretório por conversa telefônica. O diálogo olho no olho foi iniciado ano passado com pessoas comprometidas com o partido. Em grande parte dos municípios vamos voltar agora apenas para formalizar as atas”.
Segundo a resolução acima, até o dia 28 de junho todos os partidos devem substituir as comissões provisórias por diretórios. A diferença entre as duas modalidades é que este tem prazo de vigência determinado e a mudança na direção depende do estatuto, enquanto aquele pode sofrer alterações a qualquer momento.
A presidente declarou que desde quando assumiu o PP em Rondônia vem observando e conversando com pessoas, em busca de perfis com interesse em comum, que é trabalhar pelo desenvolvimento do Estado. “Não adianta a gente indicar pessoas por afinidade ou coleguismo, temos que ter dirigentes partidários com as mesmas convicções do PP e que sejam verdadeiramente comprometidos com Rondônia”, ponderou Jaqueline Cassol.
Prestação de Contas
Outra medida prioritária para a atual diretoria dos Progressistas é manter regularizadas as prestações de contas do diretório estadual, bem como de todos os municipais. Trabalho que tem sido colocado em prática gradativamente.
Segundo o assessor jurídico do PP em Rondônia, o advogado Thiago Becker, as prestações de contas partidárias devem ser apresentadas anualmente até dia 30 de abril, referentes a movimentação do ano anterior, ou seja, a prestação de contas entregue no próximo mês será a movimentação efetuada em 2018. Além disso, em anos eleitorais, essa comprovação tem que ser feita até o dia 30 de novembro, tanto para os partidos quanto para candidatos. Compromisso cumprido pelo Progressistas que entregou a prestação de contas eleitorais dos 52 municípios.
Quanto a prestação de contas anual, o partido já está adiantando o trabalho para que não seja feito de última hora. Segundo Thiago Becker, “alguns municípios menores, onde não há movimentação financeira, já fizemos a prestação de contas e até entregamos. Outros estão na fase final do trabalho”, esclarece o advogado. Ele alerta que essa atividade é muito importante, pois a não prestação de contas implica em sanções para os partidos. “Entre elas não poderá receber recursos e nem participar de pleitos eleitorais, podendo até ser extinto, conforme as resoluções do TSE 23.553/2017 e 23.546/2017”, alerta.
Outro trabalho que vem sendo executado é a regularização de contas pendentes de anos anteriores. Ao todo, 24 municípios estão com restrições. Em 2016 oito diretórios não prestaram contas e em 2017 outros 16. O secretário-geral do PP/RO, Luiz Paulo Batista, explica que “antes, cada diretório era responsável pela sua prestação de contas. Como alguns tinham dificuldades, a presidente estadual Jaqueline Cassol determinou que o diretório estadual abrace todas as prestações de contas para evitar irregularidades futuras”.
A banca jurídica do partido tem trabalhado incansavelmente para cumprir as metas estabelecidas e deixar o partido cem por cento regularizado até o final do próximo mês. “Ouso dizer que o Progressistas, muito em breve, será o partido mais organizado de Rondônia. Podem esperar”, assegurou o Luiz Paulo Batista.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!