Ele vai ocupar o 23º mandato desde a sua fundação
Inovação e empenho para tornar a instituição a maior empresa de assistência técnica e extensão rural do país / Foto: Secom
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Empregado de carreira da Emater-RO, o médico veterinário Luciano Brandão foi empossado nesta segunda-feira, 21, como o 20º diretor presidente da instituição. Ele vai ocupar o 23º mandato desde a sua fundação, em 1971. A posse foi oficializada pelo governador Marcos Rocha, em solenidade realizada no salão nobre Rosilda Shockness, no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. Em seu pronunciamento, Luciano promete inovação e empenho para tornar a instituição a maior empresa de assistência técnica e extensão rural do país.
Nascido em Rondônia, na cidade de Vilhena, Luciano Brandão iniciou suas atividades na Emater-RO em 2005, no município de Alvorada do Oeste. Em 2017, foi homenageado pela Frente Parlamentar de Assistência Técnica e Extensão Rural da Câmara dos deputados, e pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) como extensionista Destaque 2017, pelos trabalhos desenvolvidos na região do Vale do Guaporé, onde também exerceu o cargo de gerente regional.
A indicação para assumir à frente da Emater-RO, segundo o governador Marcos Rocha, veio da capacidade técnica apresentada pelo extensionista durante suas atividades no campo e nas gerencias local e regional onde atuou. Para o governador, agora à frente da secretaria de agricultura, Emater-RO e Idaron estão pessoas extremamente competentes, pessoas de carreira que farão um grande trabalho junto com Sedam e superintendências voltadas ao desenvolvimento do setor agropecuário. “Essa equipe coesa vai permitir que as atividades sejam desenvolvidas com mais eficiência, que as licenças fluam mais, vamos proteger o meio ambiente, mas também permitir que o agricultor tenha condição de trabalhar”, disse o governador.
Para desenvolver seu trabalho Luciano contará ainda com o importante apoio do vice-governador José Jodan, que tem como uma de suas metas o fortalecimento do pequeno produtor rural. “Vamos trabalhar na viabilidade da situação do produtor rural e o que pode ser feito na propriedade dele, pois quando ele tem viabilidade o vizinho vai querer ter também”. Jodan também promete ajudar Luciano a fazer com que a Emater-RO volte a ter credibilidade dos produtores rurais. “Estarei junto, porque essa é minha área”, disse o vice-governador.
Após a posse oficial, o vice-governador José Jodan e o secretário de Agricultura Evandro Padovani apresentaram Luciano Brandão à equipe da Emater-RO, no escritório central. O secretário disse estar satisfeito com a nova composição da Emater-RO e do setor produtivo. “Estamos em um momento ímpar, de desafios, e queremos enfrentar esses desafios melhorando a capacitação dos técnicos e fortalecendo o objetivo da Emater com inovação no campo e unidade entre os segmentos ligados ao setor produtivo”.
Já falando como diretor-presidente, Luciano pediu apoio de todos dizendo que aceitou esse desafio porque tem orgulho da Emater-RO. “Somos colegas de trabalho e juntos vamos transformar a Emater”, disse. Na oportunidade apresentou parte de sua equipe que terá como diretor vice-presidente, o engenheiro agrônomo Alexandre Pedralli da Silva, mais conhecido como Xirú, de Machadinho do Oeste, e como diretor técnico o zootecnista Anderson Kuhl, de Rolim de Moura.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!