Confira a coluna
Foto: Arte/Rondoniaovivo
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
DESCASO 01
Inaugurado em 2011 para atender uma demanda de 9 distritos na região o conselho tutelar de Jaci -Paraná sobrevive à mingua. 08 pessoas trabalham no local sendo 5 conselheiros que costumam tirar dinheiro do bolso para conseguir atender as comunidades em casos de emergência. Segundo os conselheiros, a prefeitura só paga diária se houver um planejamento antes. Ora, como que alguém vai planejar uma ida até os distritos de Extrema e Nova Califórnia, por exemplo, para atender uma ocorrência registrada na noite anterior?
DESCASO 02
Na sede, em Jaci-Paraná, o Conselho não tem nenhum servidor para fazer a limpeza, não há internet para atender as demandas em tempo real e a única central de ar existente está estragada. O mais incrível, segundo os conselheiros, é que no ano passado uma central de ar nova teria sido levada para Porto Velho para conserto e nunca mais retornou. No lugar dela teria sido mandada um central velha e com defeito.
DESCASO 03
Os conselheiros de Jaci afirmam que o calor no local é insuportável e que os funcionários teriam levado ventiladores de casa para amenizar a situação. O problema é que muita gente que procura o Conselho para atendimento reclama do calor infernal e pede para ser atendido na rua. Aliás, a casa onde funciona o Conselho em Jaci-Paraná é emprestada e em março do ano que vem o imóvel terá que ser devolvido.
DESCASO 04
Os conselheiros em Jaci afirmam que há 02 anos o MPT (Ministério Público do Trabalho) liberou uma verba de R$ 40 mil reais oriunda de multas aplicadas pelo tribunal para aquisição de material que poderia aliviar o sufoco enfrentado pelo órgão. A questão é que já teria sido feita mais de uma licitação para a compra do material no entanto o negócio parece nunca se concretizar.
DESCASO 05
O secretário da SEMASF ( Secretaria Municipal de Assistência a Família), Claudi Rocha, informou para a coluna que será feito um chamamento público para aluguel de um imóvel em Jaci onde possa se instalar o Conselho, sobre a central de ar o secretário afirma que em 10 dias duas centrais de ar serão instaladas no local. Quanto ao valor liberado pelo MPT, Claudi esclarece que questões burocráticas mas necessárias acabaram emperrando a liberação do dinheiro. O secretário diz que o problema já foi resolvido e talvez ainda este ano os recursos já possam ser usados.
Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaaovivo.com
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!