Com uma única doação é possível salvar até quatro vidas
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Dia 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de sangue e para ressaltar a importância deste ato a vereadora Cristiane Lopes (PP) esteve na Fundação Hemeron para mais uma vez doar sangue e assim ajudar a salvar vidas. "Sou doadora e todas as vezes que venho me sinto muito bem. Dá prazer em doar e saber que estou ajudando as pessoas em uma área que eu prezo tanto que é a saúde. Doar sangue é um ato de amor", ressalta a vereadora.
Com uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas. "Por falta de estoque de sangue aqui na Fhemeron, cirurgias podem ser canceladas, tratamentos, como os de câncer, podem não ser finalizados, sem contar com cirurgias de emergência que também ficam prejudicadas. Por isso é muito importante doar sangue", explica Cristiane Lopes.
Para doar, basta ir até a Fundação Hemeron, que fica anexo ao Hospital de Base, na avenida Jorge Teixeira. Lá o doador passa por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo. A Fhemeron funciona de segunda à sábado, das 8h às 18h.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!