Parlamentar acompanhou sessão extraordinária realizada no auditório da prefeitura para início dos trabalhos do parlamento mirim
Foto: ALE/RO
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado estadual Ezequiel Júnior (PRB), na última segunda-feira (11), prestigiou o evento realizado no auditório da Prefeitura de Machadinho do Oeste para a execução do projeto ‘Vereadores Cidadãos Mirins’, desenvolvido pela presidente da Câmara Municipal, Dvani Martins Nunes (PRB).
A sessão extraordinária realizada na prefeitura deu o ponta pé inicial para o projeto que coloca jovens entre 11 e 15 anos na dianteira do aprendizado político legislativo na cidade. Ao comentar o evento, o deputado disse ter considerado o projeto inovador e destacou o momento político do Brasil.
“É importante que esses jovens saibam das dificuldades que os vereadores enfrentam no dia a dia em suas cidades e regiões, além de ser uma experiência na qual terão noções de aprenderem a como defender seu povo”, ressaltou Ezequiel Junior.
O projeto foi aprovado pelos vereadores e tomou as Escolas Municipais com uma campanha que elegeu vereadores mirins. O evento contou com todos os legisladores locais, autoridades e população, mostrando responsabilidade e qualidade na organização.
Entenda o projeto
Como público alvo, alunos de 11 a 15 anos, do 6º ao 9º ano, sendo 11 vereadores. Na primeira etapa cada escola escolheu seus pré-candidatos através de um concurso de redação com o tema “Overdadeiro papel do vereador na sociedade”.
Depois a Câmara entregou os materiais de campanha para os candidatos de cada escola fazerem suas campanhas que contou com o período de eleição dos alunos, com debates e proposta em salas de aula.
No dia 9 de maio, foram realizadas as eleições nas escolas, onde os alunos votaram e escolheram seus representantes que terão o mandato até novembro. Haverá uma sessão ordinária uma vez por mês e todas as matérias por eles deliberadas, como requerimento e indicação terão validade igual a de um vereador normal. Por fim, cada aluno terá que apresentar um projeto de lei.
Cada um dos ganhadores do projeto vencedor, aluno, coordenador e a escola, ganharão um notebook, e o projeto será aprovado pela Câmara Municipal e se transformará em lei no município.
Ao todo, de 1300 pré-candidatos foram selecionados, 48 candidatos concorreram e 11 foram eleitos de sete escolas participantes, tanto dos distritos quanto da cidade. O projeto ‘Vereadores Cidadãos Mirins’ é um programa da Câmara Municipal e conta com o apoio da prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da representante de Machadinho do Oeste, Mariza Brandeleiro.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!