Professor Aleks Palitot aprova “Dia do Ferroviário”

Segundo seu José Bispo de Morais, presidente da Asfemm, atualmente são cerca de 30 ferroviários ainda vivos de um quantitativo de 3.800 trabalhadores que colaboraram com a EFMM no auge de sua atividade.

Professor Aleks Palitot aprova “Dia do Ferroviário”

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Dia do Ferroviário, um projeto, e agora lei municipal apresentada pelo Professor Aleks Palitot como forma de valorizar os trabalhadores que muito contribuíram com a Estrada de Ferro Madeira Mamoré será comemorado na manhã deste sábado (28), na antiga estação de trem da praça da EFMM. 

 

Todas as propostas realizadas pelo Professor Aleks Palitot foram pensando na valorização do Patrimônio histórico de Porto Velho.

 

“Conseguimos aprovar ainda o Projeto de Lei nº 3.653/2017 reconhecendo como uma Instituição de Utilidade Pública a Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (Asfemm), uma solicitação oriunda dos próprios ferroviários, estes nobres pioneiros que fizeram e fazem parte da história da EFMM”, afirmou o vereador.

 

Segundo seu José Bispo de Morais, presidente da Asfemm, atualmente são cerca de 30 ferroviários ainda vivos de um quantitativo de 3.800 trabalhadores que colaboraram com a EFMM no auge de sua atividade.

 

Diversas autoridades como o Prefeito, o presidente da Fundação Cultural, representantes do Ipham, Ministério Público Estadual e Federal foram convidados para o evento que terá como atrações a apresentação da Banda Militar tocando os hinos nacional e de Rondônia, a solenidade de homenagem aos ferroviários e um café da manhã.

 

“Porque o trem tá parado, porque não está funcionando é a maior indagação de quem visita Porto Velho e vem aqui na EFMM, seja de qualquer parte do pais ou do mundo”, conta seu Antônio Moisés, condutor. Aos 58 anos, ele fala de seu sentimento em relação ao trem e toda sua história. 

 

“Eu tinha 17 anos quando comecei a trabalhar aqui e essa homenagem do Dia do Ferroviário é importante não apenas para as pessoas, mas uma forma de lembrar o valor e o legado, pois se hoje há a cidade de Porto Velho ela cresceu por causa da EFMM”

 

“Comecei a cuidar daqui depois que fechou a estação, mas meus pais, tios e avós vieram para trabalhar. O dia do Ferroviário representa muita coisa inclusive a construção desse lugar e a lembrança de meus entes queridos que foram embora. Hoje já estamos com idade avançada, mas continuamos aqui trabalhando, tocando isso aqui pra frente”, conta seu Lorde Jesus Brown. 

 

SERVIÇO

 

Que: Solenidade marca comemoração do Dia do Ferroviário
Quando: sábado 28/04/2018, às 09hs00
Onde: Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Contato: Assessoria de Comunicação - Romeu Noé (99360-9381)

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS