O SD Rogério de Castro, ST Raimundo Soares e TC Marcos Cleiton e Rone Herton serão contemplados com a condecoração
Foto: ALE/RO
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado Léo Moraes elaborou Projetos de Decretos Legislativos para conceder medalhas de Mérito Legislativo a dois tenentes-coronéis, um sargento e um soldado da Polícia Militar de Rondônia pelos serviços prestados ao Estado.
Serão contemplados com a honraria o sargento PM Raimundo Soares do Nascimento, o soldado PM Rogério Castro Escócio e os tenentes-coronéis PM Marcos Cleiton Freire Lopes e Rone Herton Dantas de Freitas.
Em justificativas o parlamentar afirmou que todos os servidores citados tiveram grande importância para a Segurança Pública e contribuíram muito a Rondônia. “Pelo explícito bem de servir, entendemos que esses militares preenchem os requisitos para receber a comenda ora proposta”, afirmou.
Homenageados
O TC Rone Herton, natural de São Borja (RS) ingressou na PM de Rondônia no ano de 1997 e entre suas experiências profissionais recentes foi comandante da Companhia de Operações até 2014, sendo um dos líderes da Operação Pacificadora no Morro de Santo Amaro (RJ) e comandando o primeiro batalhão da Força Nacional em Dourados (MS).
Atualmente comanda o 5º Batalhão da PM e possui condecorações como medalhas de Dedicação Policial Militar; Mérito Policial; Mérito em Ensino; Medalha de Defesa Civil do Estado de Rondônia e outros. Léo destacou ainda os inúmeros elogios e recomendações feitas para Rone. “Consta ainda em ficha individual, menções elogiosas pelos relevantes serviços prestados a sociedade rondoniense”.
O TC Marcos Cleiton Freire, nascido em Belém (PA), entrou para a PM de Rondônia em 1998. Segundo informações, após o curso de formação Freire foi classificado para trabalhar no 6º BPM, em Guarajá-Mirim. Por conta do bom serviço prestado com a diminuição de ocorrências policiais no município, o tenente foi transferido ao 1º BPM, onde ajudou a formar a primeira equipe de Força Tática da PMRO e começou a atuar como negociador policial, sendo o primeiro do Estado.
“Em 2017 ele assumiu o comando do 1º BPM, reduzindo significativamente o número de ocorrências na capital. Tem se destacado quanto ao cumprimento de suas atribuições, tornando-se referência positiva aos seus superiores, pares e subordinados”, destacou Moraes em justificativa do projeto.
O sargento PM Raimundo Soares do Nascimento, natural de Olho d’Água das Cunhãs (MA), iniciou seus trabalhos na Policia Militar de Rondônia em 1991 e seus maiores destaques são no trabalho de aproximar a PM das pessoas das comunidades. Em seu histórico constam seis anos de serviço ao 5º BPM até sua transferência para o 1º Batalhão, onde foi chamado para implantar o 1º Batalhão Núcleo de Polícia Comunitária (NPC).
Com esse serviço surgiram ações como a Patrulha Comunitária, o projeto PM na Escola, onde os policiais desenvolvem trabalho de civismo nas escolas, o projeto Um dia No Quartel e outras atividades que objetivam aproximar a corporação da sociedade. “Pelas ações com a comunidade e demais serviços prestados a Rondônia o sargento merece essa condecoração”
O SD Rogério de Castro Escócio iniciou seus trabalhos na PMRO em 2010 e desde então é referência no 5º BPM. O soldado traz em seu histórico, vários atendimentos de ocorrências, inclusive em horário de folga, quando sozinho interveio em um assalto a mão armada ao Banco do Brasil da av. Mamoré, na capital.
“Condutas como as do PM, que tem em sua ficha elogios pelos relevantes serviços prestados à sociedade rondoniense, além do comportamento a servir de exemplo para seus pares e superiores, são dignas de todo o reconhecimento”.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!