Acir comemora certificação e cobra mais fiscais para defesa agropecuária

Para ele, trata-se de uma conquista da agropecuária que consolida o Brasil como líder na exportação de carne.

Acir comemora certificação e cobra mais fiscais para defesa agropecuária

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) comemorou nesta terça-feira (3) o anúncio de que o Brasil receberá a certificação de país livre de febre aftosa, com vacinação, em 25 estados, e sem vacinação, em Santa Catarina e no Distrito Federal. Para ele, trata-se de uma conquista da agropecuária que consolida o Brasil como líder na exportação de carne.

 

Gurgacz destacou que Rondônia é exemplo de avanço e competência na defesa sanitária animal, o que assegura a qualidade da carne produzida, e cobrou a contratação de mais fiscais agropecuários para manutenção do padrão de qualidade. De acordo com o senador, o estado tem o sexto maior rebanho do país, com 14 milhões de cabeças de gado, e é o quarto maior exportador, atendendo a mais de 20 países.

 

O senador destacou o trabalho integrado dos criadores, com apoio do governo do Estado, através da Idaron, da Seagri e da Emater; do Ministério da Agricultura; e do Fundo de Apoio a Defesa Sanitária Animal do Estado de Rondônia (Fefa), para a vacinação, controle do rebanho, e evolução da qualidade da carne bovina de Rondônia. “Essa parceria está funcionando, hoje a qualidade da carne de Rondônia é reconhecida internacionalmente e temos que reforçar a vigilância para conquistar novos mercados, como o Europeu”, frisou Acir.

 

De acordo com o senador, esse trabalho começou há 19 anos, e contribuiu de forma decisiva para que o Estado fosse certificado em 2003, pela OIE, como área livre de febre aftosa com vacinação.  “O boi de Rondônia, também chamado de boi verde, pois é criado solto no pasto abundante, está entre os mais cobiçados do Brasil e do mundo. No ano passado, exportamos mais de 300 mil toneladas de carne bovina de qualidade e 40 mil toneladas de miúdos”, afirmou Gurgacz.

 

O senador disse que o Ministério da Agricultura e o Ministério do Planejamento podem atender ampliar os acordos firmados para melhorar as condições da defesa agropecuária em Rondônia e em todo o país. Umas das medidas é a efetivação dos profissionais aprovados em concurso público homologado no último dia 28 de março deste ano.

 

“Já fizemos este pedido ao ministro Blairo Maggi, da Agricultura,  e a expectativa é de que os aprovados devem ser convocados até o final de maio, incluindo os 24 médicos veterinários fiscais agropecuários para Rondônia”, frisou Acir. O senador também cobrou o pagamento do adicional referente à atuação na faixa de fronteira para todos os profissionais de Rondônia e a equiparação salarial dos fiscais agropecuários com os auditores da Receita Federal, da Polícia Federal e outras categorias de Estado.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS