Léo Moraes propõe lei para tratar do direito ao aleitamento materno

Deputado defende benefícios adquiridos para o desenvolvimento infantil por meio da amamentação

Léo Moraes propõe lei para tratar do direito ao aleitamento materno

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Léo Moraes (PTB) é autor do projeto de lei que trata sobre o direito ao aleitamento materno. Na matéria, o parlamentar defende os inúmeros benefícios adquiridos para o desenvolvimento infantil por meio da amamentação.

 

De acordo com o deputado, estudos comprovam a relação entre o aleitamento materno e a diminuição nas taxas de mortalidade, morbidade e frequência de doenças em crianças. Segundo Léo, considerando a importância do tema, a ampliação dos mecanismos de incentivo à amamentação tem sido frequente na agenda de discussão de políticas públicas em todo o cenário mundial.

 

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante o direito de toda a criança à amamentação. Estabelece ainda a obrigação do poder público, das instituições e dos empregadores de promoverem condições adequadas ao aleitamento materno.

 

O Ministério da Saúde e a Unicef recomendam que, até os seis meses de vida, recém-nascidos sejam alimentados exclusivamente com leite materno, o que garante a nutrição adequada para seu pleno desenvolvimento. A amamentação também é reconhecida pelo Ministério da Saúde como o primeiro direito da criança, após o nascimento, e recomenda, de forma complementar, até o segundo ano de vida ou mais.

 

Também de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação sob livre demanda, que ocorre de acordo com o ritmo natural da criança e sem restrições de horário, traz inúmeros benefícios e deve ser adotada e incentivada.

 

“Vários depoimentos, porém, descrevem situações onde mães se sentem constrangidas ao amamentar em locais públicos. Em certas ocasiões, estabelecimentos tentam coibir a prática, através de medidas coercitivas, que deve ser realizada em foro íntimo e não um ato natural e necessário à saúde das crianças”, citou Léo Moraes.

 

Em resumo, o deputado explicou que a propositura apresentada tem o intuito de coibir as ações restritivas que cerceiam o direito à amamentação, cumprindo assim, a função do poder público em prover condições favoráveis para o aleitamento irrestrito, resguardando os direitos da mãe e da criança.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS