O Mutirão POC vai atender os municípios ao entorno de Ji-Paraná.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/RO) vai mobilizar a equipe de especialidades em clínicas médicas itinerante da Policlínica Osvaldo Cruz para o “Mutirão POC”, que levará 25 especialidades médicas a Ji-Paraná para atender pacientes de 17 municípios nos dias 27, 28 e 29 de outubro, a fim de atender no interior do estado pacientes que teriam que se deslocar até Porto Velho.
O Mutirão POC foi solicitado pelo deputado estadual Laerte Gomes (PSDB,) protocolado na Assembleia Legislativa no final de agosto e aprovado pelo governo do Estado, será realizado no final do mês e vai acelerar o atendimento a pessoas que estão na fila de espera para consultas em várias especialidades médicas.
Serão atendidas as seguintes especialidades: Alergologista; Anestesista; Cardiologista; Cirurgião geral; Cirurgião Plástico; Dermatologista; Dermatologista Hanseníase; Endocrinologista;Endocrinologista Idoso; Endocrinologista Obesidade; Geriatra; Ginecologista; Infectologista; Neurologista; Neuropediatra; Neurocirurgião; Ortopedista;Otorrinolaringologista; Pediatra; Pneumologista; Psiquiatra;Reumatologista; Urologista; Ultrassom e Urgência e emergência.
O atendimento itinerante da Policlínica Osvaldo Cruz será feito na Escola Estadual de Ensino Médio Jovem Gonçalves Vilela, e serão atendidos os pacientes cadastrados no Sistema de Regulação (Sisreg) cuja consulta está previamente agendada pelas secretarias municipais de saúde, aguardando a vez.
No documento reivindicando o Mutirão POC, o deputado Laerte Gomes justifica que a ação itinerante vai amenizar a demanda dos municípios contemplados que estão localizados no eixo da BR-364 e na região do Vale do Guaporé, além de evitar a cansativa viagem de pacientes até a capital para consultas com especialidades que não são atendidas na rede de saúde pública do interior.
Laerte Gomes comentou que o sucesso dessa ação itinerante depende da parceria e da troca de informações entre as unidades de saúde municipais com a equipe do sistema de regulação da Secretaria de Estado da Saúde.
“Esse mutirão será feito graças à parceria do Estado com as prefeituras e as secretarias municipais de saúde, a Secretaria de Saúde de Ji-Paraná também vai colocar profissionais para auxiliar a equipe da POC. O objetivo á atender todas as consultas de especialidades que tiver na regulação, esperamos reduzir essa fila, sobretudo daquelas pessoas que aguardam a muito tempo”, salientou o deputado.
O Mutirão POC vai atender os municípios ao entorno de Ji-Paraná e os municípios localizados no eixo da BR-429, de Presidente Médici a Costa Marques.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!