O deputado disse está articulando a cessão de máquinas, que deverá fazer um trabalho conjunto com a prefeitura
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado Jean Oliveira (PMDB) iniciou na última segunda-feira,4, cumprindo uma extensa agenda de visitas na região da Ponta de Abunã, precisamente no distrito de Nova Califórnia, no município de Porto Velho. Começou visitando a Associação dos Pequenos Agrossilvicultores do Projeto RECA –Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado.
Guiados pelo presidente do Reca, Alexsandro Santos, o deputado Jean Oliveira, juntamente com o presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Anselmo de Jesus e o técnico Claudemir Antônio, conheceram os trabalhos realizados pelo Reca que é um sucesso de agronegócio da agricultura familiar reconhecido nacionalmente.
Ainda em Nova Califórnia visitaram alguns produtores rurais os quais reclamaram da situação dos ramais naquele distrito que estão precisando de recuperação e manutenção. O deputado Jean Oliveira, falou sobre a residência do DER que foi retirada de Extrema de Rondônia e que é muito difícil voltar, pois a Ponta do Abunã não possui nenhuma estrada RO, o que justificaria sua permanência no local. Contudo, o deputado disse está articulando a cessão de máquinas do DER, que deverá fazer um trabalho conjunto com a prefeitura de Porto Velho para, pelo menos, amenizar a situação este ano, porém ainda não tem data para a realização deste trabalho.
Idaron
Na visita do deputado estadual Jean Oliveira a Nova Califórnia foi entregue ao distrito uma camionete nova para o Idaron. O presidente da Idaron, Anselmo de Jesus Abreu, entregou solenemente à chefe da unidade local da Agência, Gisele Pandolfi, a tão esperada caminhonete, que segundo as informações, vai dar mais agilidade e qualidade aos trabalhos de apoio aos agricultores e fiscalização, na ocasião foram entregue também alguns móveis.
A solenidade contou com a presença do chefe da EMATER, Ivan; presidente do Reca, Alexsandro Santos e a gerente da cooperativa de crédito SICOOB, Cássia, além de líderes comunitários e produtores rurais.
Anselmo de Jesus na ocasião explicou que a aquisição desses bens só está sendo possível devido a mudança no FESA – Fundo Estadual de Sanidade Animal, criado em fevereiro de 2015 por meio da Lei n. 3.504, que permitia utilizar apenas 50% dos recursos arrecadados, contudo com a Lei 4.068, de 22 de maio de 2017, agora pode-se utilizar até 90% dos recursos arrecadados. O presidente da Idaron ressaltou o esforço do deputado Jean Oliveira para a alteração na lei que criou o FESA.
O deputado Jean Oliveira falou da importância da Idaron que realiza um trabalho competente, uma gestão eficiente, com uma equipe de trabalho treinada. Rondônia é o 4º exportador de carne do Brasil, com as portas se abrindo para vários países do mundo, incluindo a Rússia. Em vista dessa confiabilidade e eficiência da Idaron foi que a lei do FESA teve as alterações necessárias para melhorar ainda mais os trabalhos que colocaram Rondônia nesse patamar de credibilidade.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!