Ipam realiza censo previdenciário dos servidores municipais

Com censo tem como estimar quando irá se aposentar, se pode gerar pensão por morte, se haverá compensação previdenciária.

Ipam realiza censo previdenciário dos servidores municipais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Porto Velho (Ipam) inicia no próximo dia 10 o Censo Cadastral Previdenciário dos Servidores. O censo será on line e por meio de um campo próprio no site do Ipam, os servidores serão direcionados a um formulário, o qual deverá ser preenchido com todos os campos solicitados.

O diretor-presidente do Ipam, Ivan Furtado de Oliveira, explicou que o censo é um projeto de suma importância que tem alcançado maior abrangência nos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e consiste na atualização de toda sua base de dados, englobando seus segurados que são os servidores efetivos, inativos (aposentados), pensionistas e seus dependentes.

“Quando falamos em toda base de dados, incluímos o censo cadastral, funcional e financeiro. O censo cadastral trata-se de atualização de dados pessoais dos servidores, como, nome, CPF, data de nascimento, endereço, dependentes e outras informações”, adiantou.

Já o censo funcional, trata mais da parte da atualização do histórico funcional dos servidores da prefeitura como, cargo ocupado, data de admissão, vínculos anteriores com o INSS ou outros regimes próprios, benefícios concedidos, data de concessão, aposentadoria, dentre outros. O censo financeiro envolve atualização da base remuneratória de contribuição dos servidores desde julho/1994, se o ingresso no serviço público for anterior a esta, ou data de admissão se posterior, até o presente momento.

Ivan Oliveira explicou ainda que o censo previdenciário é uma determinação legal devendo ser realizada no mínimo a cada cinco anos. “Neste sentido, é importante frisar que o resultado do censo para a prefeitura, por vários aspectos como, por exemplo, com uma base de dados atualizada e consistente, possibilita ao município uma maior eficiência na realização da avaliação atuarial. Além disso, as informações cadastrais são essenciais para realização do cálculo atuarial. Por exemplo, a idade, sexo, quantidade de dependentes, contribuição anterior, impactam em resultados futuros da projeção atuarial”, disse.

Com estas informações o município tem como estimar quando o segurado irá adquirir direito para aposentar, se pode gerar pensão por morte, se haverá compensação previdenciária com o INSS, dentre outros. “Em suma é o resultado deste cálculo atuarial que definirá alíquota de contribuição que será descontado do segurado e alíquota patronal de valores a serem repassados para garantir o equilíbrio entre as contribuições e benefícios, o famoso princípio do equilíbrio financeiro e atuarial”, concluiu.

 

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS