Enrolação sobre a restauração do quinquênio revolta - Por Valdemir Caldas

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acertando ou errando, os governantes deveriam assumir a responsabilidade pelos seus atos. É fácil cantar vitória quando as coisas saem direitinho, mas é importante ter humildade para reconhecer o fracasso, quando elas dão errado. Lamentavelmente, não tem sido essa a postura dos nossos dirigentes, em todos os níveis de poder.

Quando a situação vai bem, vem o autoelogio, a publicidade oficial estrepitosa, a endeusar o inquilino palaciano como o grande benfeitor das causas sociais. Agora, quando a coisa degringola, permanece o silêncio, seguido de desculpadas esfarrapadas, que só convencem os bobos da corte, sempre de mãos estendidas a espera que lhes caía uma migalha da mesa do chefe.

Nada é mais emblemático do que a situação envolvendo a extinção do quinquênio dos servidores públicos do município de Porto Velho. Todo mundo sabe quem foi o mentor dessa maldade. Se o quinquênio não tivesse indo para o brejo e o poder público municipal tivesse pagado a inflação acumulada do ano passado ao funcionalismo, os arautos estariam cantando em prosa e versos os eventuais êxitos alcançados pelo governo.

Essa é a lógica do processo, embora a recíproca não seja verdadeira. O servidor foi duramente punido com o fim do quinquênio. Negar isso seria o mesmo que tentar tapar o sol com uma peneira. O que causa revolta, no entanto, é que ninguém tem coragem e disposição para encarar e resolver o problema, deixando a situação como está para ver como vai ficar.

Desde que o quinquênio foi para as Calendas Gregas, o que se tem ouvido é muita falação inútil. Prevalece a velha lógica da política brasileira, ou seja, quando a coisa vai bem, o mérito é de quem está no comando da nau, mas, quando a embarcação está fazendo água, poucos se dispõem a colocar a mão na massa e ajudar a fechar os buracos, preferindo vê-la ir a pique do que contrariar interesses pessoais. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS