Demais parlamentares destacam atuação no encontro da Unale
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado Airton Gurgacz (PDT), presidente da Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Cdcami), em reunião ordinária na tarde desta terça-feira (13), destacou atuação junto a Delegacia da Criança e pediu maior atenção por parte do Executivo aos idosos.
O deputado Airton relatou que participou da entrega à Delegacia da Criança de materiais, a pedido da delegada, que agora irão compor a brinquedoteca da delegacia.
Com a montagem da sala com ar-condicionado, brinquedos e jogos lúdicos, a criança ficará mais bem acolhida, sentindo-se mais tranquila, em ambiente agradável, podendo falar com maior privacidade sobre possíveis abusos.
Airton destacou também que somente em Rondônia são cerca de dez casos diários de molestamento a crianças. O parlamentar também destacou a questão do idoso, que foi tema de audiência pública realizada na segunda-feira (12).
Para o presidente da comissão, aproximadamente 11% da população é composta de idosos e em 2030 serão cerca de 40 milhões de brasileiros. Diante destes números pediu maior atenção do poder público, especialmente por parte da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas). Reclamou da falta de leitos em UTI para idosos.
O deputado Ezequiel Júnior (Sem Partido) parabenizou a eleição do deputado Anderson do Singeperon (PV) como secretário geral da Frente Parlamentar Interestadual de Mobilização Nacional Pró-Criança e Adolescente (Fenacria). O parlamentar também destacou os esforços do governo estadual na área de saúde e que quanto a leitos em UTI está acima do que preconiza o Ministério da Saúde.
O deputado Anderson ressaltou a sua eleição na reunião da Unale para secretário geral da Fenacria e lembrou que o deputado Só Na Bença (PMDB) foi eleito vice-presidente da mesma comissão.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!