Senador participou do encontro de governadores que acontece desde ontem em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Porto Velho sedia desde ontem (4) o 14° Fórum de Governadores da Amazônia Legal. O evento ocorre no Palácio Rio Madeira, sede do Governo de Rondônia e termina hoje.
O evento reuniu chefes de Estado do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, além do ministro do Turismo, Marx Beltrão e a embaixadora da Noruega, Aud Marit Wiig. O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) cobrou maior participação do governo federal no desenvolvimento dos estados amazônicos.
@VEJAMAIS
"Representamos 60% do território nacional e preservamos mais de 80% das nossas florestas, uma imensa riqueza que precisa ser mais bem aproveitada, de forma sustentável. O governo federal assim como fez com o Rio de Janeiro, que passa por uma terrível crise, precisa nos auxiliar com maior efetividade no apoio ao desenvolvimento desta região", argumentou Raupp.
Além de discutir problemas comuns para região o encontro marca a criação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal. "Este é um passo importante para um projeto que permita ser o que somos por natureza, produtores de serviços amazônicos em escala mundial. A Amazônia precisa ser base material de vida digna para todos nós", afirmou Simão Jatene (PSDB) governador do Pará.
"Nosso objetivo é usar de forma mais positiva a marca Amazônia e sua importância para todo o país, além de facilitar nosso diálogo dentro do seu contexto", disse o governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB).
O senador Raupp destacou, ainda, os investimentos da Noruega na região. "A Noruega investiu 1 bilhão em desenvolvimento de projetos sócio-ambiental na Amazônia, e esperamos que outros países com o intermédio do Governo possam investir nesses estados", destacou Raupp.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!