Senador Raupp busca solução para conflito em reserva extrativista

Levantamento sócio-ecológico da área deverá estar concluído até outubro próximo

Senador Raupp busca solução para conflito em reserva extrativista

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) reuniu-se na quarta-feira (12) em Porto-Velho, com representantes dos moradores da área da Reserva Extrativista (Resex), Jaci-Paraná e Minas Novas que aguardam uma alteração no zoneamento, para terem a situação fundiária regularizada. De acordo com o Zoneamento Ecológico-Econômico a área do assentamento está dentro de uma área de proteção integral de uma reserva extrativista.

Para o senador é preciso maior engajamento para que o processo de zoneamento possa ser concluído. A única maneira viável para este conflito é a compensação ambiental dessa área, já que é quase impossível retirar esses produtores de lá. “Isso já foi realizado em outros processos e deu certo, e com um trabalho em conjunto dos órgãos do Estado e União poderemos resolver esse impasse. Contem comigo no auxílio deste processo", declarou Raupp.

Participaram da reunião o presidente da Assembleia,  Maurão de Carvalho (PMDB), representantes do Incra, Terra Legal e Sedam. "A ideia da permuta já foi sinalizada como viável pelos órgãos competentes, mas para isso precisamos do zoneamento. Vamos continuar cobrando do governo maior rapidez neste processo", disse Maurão.

Segundo Francisco Sales, adjunto da Sedam os estudos da 2ª aproximação do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico deverá ser entregue até o fim deste ano.

"Todo levantamento está sendo feito e até outubro deve ser entregue. É preciso que tenhamos a consciência de que é um procedimento que requer calma e que deve obedecer a várias etapas" disse Sales.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS