O deputado estadual Cleiton Roque (PSB) participou do Dia de Campo realizado neste sábado (08), no município de Ministro Andreazza pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado estadual Cleiton Roque (PSB) participou do Dia de Campo realizado neste sábado (08), no município de Ministro Andreazza pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER.
O parlamentar parabenizou o presidente estadual da Emater Francisco Mendes de Sá Barretos (Chiquinho), o gerente regional Alnex Groner, a gerente local na Emater em Ministro Andreazza Rivani Sena Rossi e toda a equipe pela organização do evento.
Cleiton felicitou o anfitrião, produtor Adevaldo Boldrine pela propriedade que é modelo na cafeicultura, “São 100 sacas de café Clonal Conilon colhidas por hectares anualmente nesta sua propriedade que é modelo. A cafeicultura é uma das atividades que mais gera divisas para o estado e municípios, pois também é praticada nas pequenas propriedades e traz um retorno muito grande”.
Roque disse que o estado está investindo na cafeicultura justamente com o objetivo de aumentar a qualidade de vida e riqueza para a população e estado, “O café vai ser uma das atividades agrícolas que vai empurrar Rondônia para um crescimento ainda maior. Acredito que com esses investimentos do governo, nos próximos anos podemos superar o estado do Espirito Santo que atualmente é o maior produtor de café”.
O Dia de Campo foi promovido para estimular a produção de café de forma mais tecnificada e abordar assuntos como controle de pragas e doenças e o custo de produção.
Além dos locais, cafeicultores de vários municípios circunvizinhos marcaram presença no evento que também teve a presença do prefeito local Arnaldo Strellow (PMDB), prefeito de Primavera de Rondônia Eduardo Bertoletti (PMDB), de Pimenta Bueno o vereador Alexandre Oliveira (PSB), de Primavera o vereador Marcio da agricultura (PRB), vereador Mão (PDT) de Cacoal e o diretor local do DER em Pimenta Bueno Thiago Fajardo.
De acordo com o vice-líder do governo na assembleia legislativa, atualmente o Café Clonal Conilon varia de R$ 390,00 a R$ 490,00 reais a saca, “O governo quer entregar ainda esse ano mais de três milhões de mudas de café clonal para o produtor”, Concluiu.
Entre os assuntos que serão abordados estão o controle de pragas e doenças e o custo de produção. O evento será realizado na Linha 5 a partir das 9h.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!