Algumas curiosidades das eleições de 2016 em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
* Em Porto Velho, um historiador foi o vereador mais votado no dia em que a cidade comemorou 102 anos. Aleks Palitot é um dos mais destacados militantes da luta pela preservação da memória local.
* Em Guajará-Mirim, um cego foi o segundo vereador mais votado. Augustinho Figueiredo, muito inteligente e articulado, mereceu a reeleição pois tem uma atuação exemplar como legislador.
* Cabixi teve a eleição mais apertada do estado; diferença entre primeiro e segundo lugares para prefeito foi de apenas dez votos.
* Pimenteiras do Oeste teve o vereador eleito com menos votos em Rondônia. Ramon do PDT foi a opção de 66 pessoas, o suficiente para lhe garantir a cadeira.
* Em duas cidades-polos os que ficaram com mais de 50% dos votos para prefeito tiveram a candidatura indeferida: Vilhena e Guajará. Outras eleições devem ser convocadas.
* Estreante nas urnas, Hildon Chaves, de Porto Velho, que terminou como o mais votado no primeiro turno na capital, entrou na disputa porque a deputada federal Mariana Carvalho desistiu de concorrer. No começo, o reserva que virou titular tinha apenas 1% das intenções de voto.
* Entre as cidades maiores, a eleição mais folgada ocorreu em Jaru. João Gonçalves obteve 78,06% da votação.
* Em Alta Floresta, o prefeito eleito Carlos Borges renunciou, sem mais explicações, o posto de vice-prefeito assim que venceu as eleições de 2012 ao lado de Ventuil do Posto, que agora disputando a reeleição foi derrotado por ele.
* Parentes de deputados se deram bem. Em Porto Velho, foram eleitos vereadores Luan da TV (filho do deputado Aélcio da TV)e Maurício Carvalho (irmão da deputada Mariana); Juliana, eleita prefeita em Pimenta Bueno (mulher do deputado Cleiton Roque); em Ariquemes, foi eleita vereadora Carla Redano (esposa do deputado Alex Redano).
* Com apenas 13787 válidos, a pequena a Candeias do Jamari foi a cidade com o maior número de candidatos a prefeito. Foram sete. A diferença entre os três primeiros colocados, mínima. Venceu o velho e simplório Chico Pernambuco, com apenas 24,38% mostrando a grande capilaridade da votação.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!