FAVELA? – Ribamar Araújo diz que a capital está muito mal cuidada
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Rondoniaovivo realizou entrevista com os sete candidatos a prefeito de Porto Velho e perguntou aos candidatos se os mesmos tinham defeito e se Porto Velho ‘parece’ mesmo uma favela.
O deputado Ribamar Araújo disse que ser muito ‘certinho’ é seu defeito . Em relação a ‘favelização’ da capital, disse que Porto Velho “está muito mal cuidada, mas nós não podemos de maneira nenhuma comparar Porto Velho com uma favela. Agora a cidade está imensamente mal cuidada é preciso alguém que de a essa cidade um aspecto muito melhor que a gente possa se orgulhar e possa na hora que chegar um amigo ou uma pessoa de fora a gente ter o prazer de sair com ela mostrando a cidade que hoje nos não temos esse prazer”.
Confira abaixo na integra a entrevista ou se preferir, assista ao vídeo.
ENTREVISTA 01 – RIBARMAR ARAUJO
Sandra: - Olá tudo bem? Vocês sabem que nos estamos fazendo uma sequencia de entrevistas com os candidatos a prefeito de Porto Velho. E hoje eu vou conversar com o deputado Ribamar Araújo, a quem agradeço muito por estar aqui por ter aceitado o nosso convite, por vir bater esse papo, muito obrigada deputado.
Ribamar Araújo: - Obrigado Sandra, Bom dia, é um prazer estar aqui com você.
Sandra: - Como o senhor sabe como vocês sabem, as perguntas são as mesmas pra todos os candidatos. Então vamos começar. Deputado, quem é Ribamar Araújo?
Ribamar Araújo: - É um homem obstinado, que vem de uma família muito humilde, muito pobre, mas muito honrada. Enfrentei muitas dificuldades, inclusive pra estudar, mas que essas dificuldades talvez, tenham servido muito pra ser o homem que eu sou hoje, e ter esse senso humanitário que eu tenho no coração e essa vontade de servir o povo que dentro da politica casou perfeitamente comigo essa vontade. Então eu sou um homem muito simples, um homem que cultiva muito a humildade e a simplicidade acima de tudo e até gostaria que essa palavra já fosse dispensada assim das minhas entrevistas, mas não tem jeito, sabe Sandra, de destacar que um dos valores que eu tenho que eu destaco com mais ênfase é a questão da honestidade.
Sandra: - Deputado, porque o senhor se candidatou?
Ribamar Araújo: - Na realidade, Sandra, eu to bem na assembleia legislativa, gostaria muito que tivesse uma condição melhor pra trabalhar pro povo, de resolver o problema do povo que o cargo do legislador é muito limitado, tanto vereador, deputado, senador, e o cargo de prefeito tem uma grande diferença, o executivo é muito diferente. O cargo de prefeito da mil vezes mais condição de você trabalhar na resolução dos problemas do povo do que o cargo de deputado, isso é que umas das principais coisas que me atraiu pra abraçar essa candidatura de prefeito, mas tem três fatores que me leva a querer ser candidato a prefeito de porto velho. Primeiro é retribuir a porto velho e a Rondônia todas as oportunidades que tive que dificilmente eu teria na terra que nasci lá na Paraíba. Segundo é transformar nossa cidade numa cidade boa de morar, não numa cidade que a gente tenha vergonha de mostrar pra nossos amigos que venham de fora, eu tenho esse desejo muito grande. Mas o terceiro fator, talvez o mais importante, eu gostaria imensamente de deixar provado nessa prefeitura a diferença entre uma pessoa seria corajosa e que tem muito compromisso com o povo, muita vontade de fazer e muita sensibilidade a diferença de uma pessoa dessas pra esses aventureiros desonestos comandando a cidade, isso eu queria, eu tenho um desejo imenso de deixar provado isso, porque talvez dai em diante o povo acorde e não de mais chance a esses aventureiros de comandar uma cidade importante como é porto velho.
Sandra: - E o que o senhor acredita que o senhor pode fazer para melhorar de fato a cidade de porto velho?
Ribamar Araújo: - Sandra, primeiro começando primeiro desde o primeiro dia, desde primeiro momento, desde primeira hora, desde o primeiro minuto combatendo a corrupção, combatendo o desperdício, e ai com certeza o dinheiro sobrando pra se fazer o que precisa ser feito nessa cidade, pra se promover a mudança que precisa ser feito na intenção de melhorar sempre a vida do povo, então é isso em primeiro lugar, não tem segredo.
A honestidade em primeiro lugar, não roubou e não desperdiçou o dinheiro vai dando pra se fazer, pra isso o orçamento de porto velho é um orçamento muito bom. Nós temos um orçamento anual de quase um bilhão e quatrocentos milhões por ano, esse dinheiro bem gerenciado, sem ninguém roubar nem desperdiçar vai dar pra se consertar eu digo, tudo que ta errado, melhorar a vida do povo em todos os aspectos.
Sandra: - E Deputado, qual que o senhor acredita que é a sua melhor qualidade?
Ribamar Araújo: - Olhe, eu não posso deixar de destacar, não elegendo somente uma qualidade, mas o conjunto de pelo menos quatro características, quatro qualidades que eu acho que eu tenho, que qualquer pessoa que tenha essas características ele automaticamente é um bom politico, ele é um bom administrador. Primeiro lugar a honestidade. Não podemos abrir mão dessa qualidade, da honestidade. Segundo lugar o compromisso com o povo a vontade de fazer a vontade de ver o povo melhorar de vida, a vontade de ver o povo feliz. Terceiro lugar a coragem, é fundamental em qualquer administrador, qualquer pessoa que queira comandar a vida de uma cidade, a vida do povo, é a coragem, coragem em todos os aspectos. E em quarto lugar a sensibilidade, sensibilidade principalmente com o sofrimento dos irmãos, e graças a deus eu acho que reúno essas quatro qualidades que é muito bom na vida de um administrador.
Sandra: - Bom, e qual o senhor acredita que é o seu pior defeito?
Ribamar Araújo: - Olhe Sandra, eu infelizmente não posso concordar assim em dizer que o meu maior defeito, mas alguém disse por ai que o meu maior defeito é querer ser certo demais, querer ser justo demais e isso dizem que não é bom pra politica, mas eu vou continuar perseguindo essa meta, procurando ser honesto ao extremo , procurando sempre me aproximar da perfeição, claro que longe de querer ser perfeito, mas vou sempre querendo me aproximar da perfeição.
Sandra: - Nós sabemos que o tempo de campanha, ele foi reduzido, então como é que o senhor pretende trabalhar e fazer conhecer o seu nome e as suas propostas em tão pouco tempo.
Ribamar Araújo: - O nosso nome já é bastante conhecido, Sandra, muita gente não me conhece pessoalmente, mas dificilmente alguém não ouviu falar do meu nome, e graças a Deus quem ouviu falar ouviu falar de bem, por a nossa luta de nunca ter entrado na corrupção, nunca ter aceitado essa promiscuidade da política brasileira, do padrão brasileiro então sempre procurei ser um homem diferente na politica e isso me deixa de qualquer maneira, já com uns anos de vida publica, vinte e cinco anos de vida publica, bastante conhecido, mas fazer essa campanha em quarenta e cinco dias vai ter que ser na base da sola do sapato, andando muito e os programas que vem ai de radio e televisão , os debates e as entrevistas que termina de você passar pra população quais são seus verdadeiros projetos, mas acima de tudo Sandra, pedir ao povo, eu tenho tentado demais fazer isso não é de agora, desde a primeira reunião que eu fiz desde que entrei na politica, pedindo sempre pro povo que estudem minha vida, estudem meu passado pras pessoas terem a certeza de quem eu sou.
Sandra: - Bom, nós sabemos que o financiamento empresarial ele foi proibido pela justiça e isso quer dizer que o volume de dinheiro e investimento em campanha também foram reduzidos. Então como fazer uma campanha com menos tempo e menos dinheiro?
Ribamar Araújo: - Graças a Deus, Sandra, quanto mais restrição, e essa restrição ai de não poder as empresas doar dinheiro pros candidatos isso pra mim foi bom demais porque eu nunca aceitei mesmo antes quando era permitido eu nunca recebi ajuda de lugar nenhum de empresário nenhum, então eu levava uma desvantagem imensa porque quando chegavam numa campanha dessa os outros tinham dinheiro sobrando pra comprar a consciência do povo pra fazer o que quisesse pra ter a estrutura que quisesse e eu nunca tive esse dinheiro, eu levava uma desvantagem imensa. Agora com essa restrição se tornou a disputa menos desigual, não digo que mais igual digo que pelo menos um pouco menos desigual e ai nesse quesito eu gostei muito dessa restrição e se dependesse de mim essa restrição seria ainda maior, eu acho que o tempo de campanha ideal seria de trinta dias somente, a campanha sendo feita na radio e na televisão somente anunciando através da voz de um locutor de um radialista, um locutor qualquer, dizendo o nome e o numero do candidato, somente isso.
Sandra: - Candidato, na ultima eleição um candidato ele disse que Porto Velho parecia uma favela. O senhor acredita que a capital se parece mesmo com uma favela?
Ribamar Araújo: - Não, Porto Velho está muito mal cuidada, mas nós não podemos de maneira nenhuma comparar Porto Velho com uma favela. Agora a cidade está imensamente mal cuidada é preciso alguém que de a essa cidade um aspecto muito melhor que a gente possa se orgulhar e possa na hora que chegar um amigo ou uma pessoa de fora a gente ter o prazer de sair com ela mostrando a cidade que hoje nos não temos esse prazer. Eu mesmo esses dias pra trás, chegaram uns amigos meus de fora, ai da Paraíba, e eu não tinha o que mostrar, fomos a alguns poucos lugares, mas o certo e que nos não temos aquela vontade de mostrar nossa cidade que ela tá muito mal cuidada indiscutivelmente.
Sandra: - Bom, e as suas considerações finais?
Ribamar Araújo: - Sandra, eu queria agradecer a vocês, o espaço e queria acima de tudo pedir ao povo que tenha muito cuidado na hora de escolher o candidato. Estude o passado de todos, inclusive o passado até se possível a vida dos pais dos candidatos que até isso influencia, porque é bíblico, uma arvore boa sempre da bons frutos e as arvores ruins sempre os frutos são ruins também por mais que as vezes o fruto venha de uma arvore ruim ele esteja aparentemente bom mas que quando se abre ele tá podre então que a população tenha muito cuidado agora na hora de escolher, esses escândalos todos que aconteceram no brasil eu espero que tenha servido pra população ter acordado pra o eleitorado ter acordado e não dar chance mais aos bandidos de comandar as cidades porque durante quatro anos a vida do povo tá ali na mão daquele cidadão que o povo elegeu. Se eleger alguém ruim alguém que não tem compromisso alguém bandido alguém ladrão o povo vai sofrer durante os quatro anos e se eleger alguém serio alguém de bem o povo vai poder testemunhar a grande mudança que há quando alguém serio esta comandando uma cidade, tá dirigindo a vida do povo.
Sandra: - Bom e esse foi um bate papo com o candidato a prefeito, o deputado Ribamar Araújo, a quem agradeço e também agradeço a você.
Até a próxima!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!