STF dá prazo de dez dias para Dilma explicar uso da palavra 'golpe'
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Por decisão da ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Rosa Weber, a presidente afastada Dilma Rousseff tem até dez dias para responder a um questionário em que deve explicar os motivos pelos quais vem definindo seu processo de impeachment como um “golpe”.
Deputados federais que vinham questionando a postura de Dilma ajuizaram a interpelação criminal de Weber, que pode não ser atendida pela presidente. Eis as questões elencadas pela ministra em sua decisão:
1) A Interpelada ratifica as afirmações – proferidas em distintos eventos – de que há um golpe em curso no Brasil?
2) Quais atos compõem o golpe denunciado pela Interpelada?
3) Quem são os responsáveis pelo citado golpe?
4) Que instituições atentam contra seu mandato, de modo a realizar um golpe de estado?
5) É parte desse golpe a aprovação, pelo Plenário da Câmara dos Deputados, da instauração de processo contra a Interpelada, por crime de responsabilidade, nos termos do parecer da Comissão Especial à Denúncia por Crime de Responsabilidade 1/2015, dos Srs. Hélio Pereira Bicudo, Miguel Reale Junior e Janaina Conceição Paschoal?
6) Se estamos na iminência de um golpe, quais as medidas que a Interpelada, na condição de Chefe de Governo e Chefe de Estado, pretende tomar para resguardar a República?
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!