Assembleia aprova política agrícola para florestas plantadas

Assembleia aprova política agrícola para florestas plantadas

Assembleia aprova política agrícola para florestas plantadas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Proposto pelo Governo do Estado, a Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei complementar que institui a política agrícola para florestas plantadas do Estado de Rondônia e dá outras providências. A norma fixa os princípios, define os objetivos e as competências institucionais, prevê os recursos e estabelece as ações e instrumentos relativos às atividades de produção, processamento e comercialização dos produtos, subprodutos e derivados, serviços e insumos relativos às florestas plantadas.

Aos deputados, o governador Confúcio Moura (PMDB) justificou o projeto com a afirmação de que tem por objetivo salvaguardar os recursos ambientais, buscando o ponto de equilíbrio entre o desenvolvimento social e o desenvolvimento econômico do Estado de Rondônia. É fundamental o respeito ao meio ambiente e a boa qualidade de vida, alicerçado pelo comando constitucional talhado.

Com a instituição da política agrícola para florestas plantadas, serão implementados seguintes princípios: as florestas plantadas são reconhecidas como recursos naturais renováveis, produzindo bens e serviços ao desenvolvimento social e econômico do País, além de contribuir à conservação da natureza e mitigação das mudanças climáticas; o desenvolvimento das florestas plantadas deve criar oportunidades e estimular a inclusão de pequenos e médios empreendedores; e a expansão das áreas de florestas plantadas deve contemplar seus usos múltiplos com enfoque no aumento da produtividade e no desenvolvimento integrado das cadeias produtivas.

De outra forma, são objetivos da política agrícola ampliar a área e a produtividade de florestas plantadas com reflexos positivos no desenvolvimento econômico, social e ambiental do Estado. Também estão no projeto a contribuição para a diminuição da pressão sobre as florestas nativas; ampliação da utilização dos meios econômicos e financeiros para promover o desenvolvimento de florestas plantadas; promover o fomento florestal como meio de garantir a inclusão de pequenos e médios empreendedores no desenvolvimento de florestas plantadas, entre outros.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS