Presidente de El Salvador diz que não reconhecerá governo de Michel Temer

Presidente de El Salvador diz que não reconhecerá governo de Michel Temer

Presidente de El Salvador diz que não reconhecerá governo de Michel Temer

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O presidente de El Salvador, Salvador Sánchez Cerén, anunciou neste sábado (14) que não reconhecerá o governo de Michel Temer por considerar que o afastamento de Dilma Rousseff é uma manipulação política.

 

"Antes, os golpes na América Latina eram feitos com forças militares, eram golpes militares. O que aconteceu agora foi uma destituição pelo Parlamento, pelo Senado. Desse modo, há uma manipulação política", disse.

Assim como Dilma, Sánchez Cerén é ex-guerrilheiro. Ele integra a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional que, depois do fim da guerra civil, em 1992, tornou-se o principal partido de esquerda do país centro-americano.

Em discurso em Izalco, a 61 km da capital San Salvador, o presidente afirmou ainda que convocará para consultas a embaixadora em Brasília, Diana Marcela Vanegas, que foi proibida de ir a eventos do presidente interino.

A Chancelaria do país informou, em nota, que o afastamento de Dilma Rousseff "confirma os questionamentos dentro do Brasil e em nível internacional no sentido de que assistimos à configuração de um golpe de Estado".

Desde o governo de Mauricio Funes (2009-2014), também da Frente Farabundo Martí, El Salvador tinha uma relação próxima com o PT. A campanha eleitoral de Sánchez Cerén em 2014 foi organizada por uma equipe brasileira.

Além de El Salvador, Bolívia, Cuba, Equador, Nicarágua, Uruguai e Venezuela condenaram o afastamento de Dilma. O Itamaraty, agora comandado pelo tucano José Serra, ainda não comentou sobre o anúncio salvadorenho.

Em relação aos demais, a Chancelaria publicou nota rechaçando o que chamou de "falsidades" e disse que a ação "se desenvolve se desenvolve em quadro de absoluto respeito às instituições democráticas e à Constituição federal".

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS