Enfermeiros fazem protesto no centro da capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Cansados de amargarem perdas, tanto em âmbito municipal quando estadual e vendo a inércia dos seus representantes, os enfermeiros do estado de Rondônia buscaram amparo no Coren-RO e iniciaram um movimento de valorização da enfermagem reivindicando, dentre outros, salário digno e a reformulação do Plano de Cargos Carreiras e Remunerações.
Esse movimento vem enfrentando a resistência do sindicato da categoria, mas vem conquistando cada vez mais adeptos.
Nessa perspectiva, já foi realizado uma audiência pública no Estado e estamos em vias de realizar outra no município, em decorrência dessa manifestação, o estado apresentou uma minuta de PCCR que está há quase 60 dias aguardando o estudo de impacto em folha.
Diante dessa falta de respeito, comandados por este grupo de Enfermeiros, realizaram no último dia 20/05, um dia D onde partir desse dia, adotaram o preto em sinal de luto no dia a dia do seu ambiente de trabalho.
Hoje, no dia 12/05, em que se comemora o dia do Enfermeiro foi realizada uma passeata com concentração em frente à Prefeitura.
No próximo dia 17/05, seguindo um calendário nacional de manifestos do Conselho Federal de Enfermagem, está previsto 1 hora de paralização em todas as unidades de saúde do Estado e município.
Dia 20/05, dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, a manifestação está prevista para acontecer em frente ao CPA.
Convidamos a todos os profissionais de Saúde e a Sociedade em geral a participar desse movimento. Lidamos com vida e é vergonhoso termos nossas famílias se dilacerado e nossas vidas se perdendo em função de jornadas de trabalho extenuantes com remunerados vexatórias. Acreditamos que a crise que se apresenta no País está longe de chegar aos cofres do Estado e Município e que a semelhança do que acontece na esfera Federal o que impera é a má administração do recurso público e as inúmeras fraudes que se encontram acobertadas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!