STF nega pedido de Cunha para anular testemunhas no Conselho de Ética

STF nega pedido de Cunha para anular testemunhas no Conselho de Ética

STF nega pedido de Cunha para anular testemunhas no Conselho de Ética

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármem Lúcia negou liminar da defesa do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para anular a vinda de testemunhas ao Conselho de Ética da Casa. Leonardo Meirelles, ex-sócio do doleiro Alberto Yousseff, prestará depoimento na manhã desta quinta-feira no colegiado.

“Se parece buscar com o presente mandado de segurança impedir a produção de prova testemunhal, com data agendada para ser produzida, e também a oitiva daqueles que aguardam a definição da viabilidade de sua colaboração, além de avançar sobre o mérito da representação (a existência ou não de contas em nome do impetrante)”, escreveu a magistrada.

No entendimento dela, não cabe ao Judiciário analisar a incapacidade de testemunhas arroladas para esclarecer fatos que possam corroborar com indícios de irregularidades apurados pelo Conselho. Réu no âmbito da operação Lava-Jato por corrupção e lavagem de dinheiro, Cunha pode ter o mandato cassado no Conselho.No mandato de segurança, o advogado Marcelo Nobre alega que os depoentes falariam sobre fatos que não constaram no parecer de admissibilidade e que há suspeição das testemunhas, uma vez que elas fizeram delação premiada no âmbito da Operação Lava-Jato.

Ao pedir a impugnação, Nobre afirma haver “flagrante cerceamento da defesa do representado” e “absoluta impossibilidade de colaboração dos depoentes com a única imputação acolhida por este Conselho para admitir o prosseguimento deste processo”.

Conselho

O mesmo pedido de anulação foi feito ao colegiado na noite de terça-feira, onde há prazo para análise. Além de Meirelles, o relator, deputado Marcos Rogério (DEM-RO) pediu em seu plano de trabalho o testemunho dos lobistas Julio Camargo, Fernando Soares, João Augusto Henriques, do doleiro Alberto Yousseff, do ex-gerente da Petrobras, Eduardo Musa, e o depoimento pessoal do representado. A escolha do relator se centra na existência de contas do peemedebista no exterior, fato que negou à CPI da Petrobras. Esse é o ponto central da representação feito pelo PSOL e pela Rede.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS