Projeto do deputado Léo Moraes criou a superintendência da Politec no Estado

Projeto do deputado Léo Moraes criou a superintendência da Politec no Estado

Projeto do deputado Léo Moraes criou a superintendência da Politec no Estado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Idealizador do projeto que proporcionou a autonomia da Perícia Criminal em Rondônia, o deputado Léo Moraes (PTB) afirmou que tem sido gratificante acompanhar os resultados positivos alcançados através da possibilidade de se oferecer um serviço satisfatório ao cidadão rondoniense.

De acordo com o parlamentar, com a criação da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (Politec), em pouco espaço de tempo a perícia no Estado vem desenvolvendo trabalhos no caminho da melhoria dos serviços públicos e até já implantou um laboratório de informática, que foi essencial para a qualidade da recente Operação Draco.

A Politec, segundo Léo Moraes, vem a cada dia criando condições para tornar realidade o exame de DNA em Rondônia, bem como para pesquisa de álcool, cocaína, maconha em material biológico e papiloscopia a partir de impressões digitais deixadas na cena do crime.

O diretor-geral da Politec, perito criminal Girlei Veloso Marinho, salientou a importância da retomada da realização de exame de fonética forense e grafodocumentoscopia e destacou que, com a recente recuperação do equipamento comparador balístico, a Politec também voltou a realizar os exames de micro comparação balística.

Outro fator importante citou Marinho, foi a reinstalação do núcleo de perícia da Coordenadoria Regional de Jaru que, segundo ele, é uma conquista que acontece, após muito tempo de reivindicação por parte da população do município. Inclusive com protestos nas ruas e sem solução.

“Com a autonomia idealizada pelo deputado Léo Moraes, no dia 1º de outubro de 2015, passou a contar com três peritos criminais, veículo com o grafismo próprio da Politec e móveis e computadores para o desenvolvimento em toda regional”, esclareceu o diretor-geral.

As regionais da Politec compreendem os municípios de Jaru, Machadinho do Oeste, Vale do Anari, Theobroma, Jorge Teixeira e todos os distritos até os limites de Ariquemes e Ji-Paraná.

Léo Moraes ressaltou que a Politec vem desenvolvendo um trabalho socioeducativo com estágios para alunos do Instituto de Educação e Tecnologia (Ifro). De acordo com Girlei Marinho, graças a essa ação, a Politec vem atingindo um alto índice de satisfação dos alunos em razão da tecnologia pericial oferecida e a qualidade dos profissionais da Polícia Técnico-Científica.

“Temos o maior prazer em oferecer o conhecimento necessário a uma boa formação dos nossos futuros profissionais que estão concluindo seu curso técnico no Ifro”, declarou Marinho.

O diretor-geral da Politec informou, ainda, que o órgão também criou seu Conselho Superior de Gestão (Consugespol) para discutir e aplicar o conhecimento no caminho das suas diretrizes como eficiência, inovação, transparência e ética mostrando sua preocupação em caminhar com o Plano Estratégico do governo do Estado de Rondônia.

“E foi por meio deste conselho que foi elaborado o Regimento Interno da Politec”, acrescentou o deputado Léo Moraes.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS