O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia concedeu na quinta-feira (17), após a sessão da Corte, certificados institucionais à 22ª e 6ª Zonas Eleitorais, ambas do município de Porto Velho, por terem alcançado, respectivamente, o índice de 94,16% e 89,19% de mesários voluntários nas Eleições Gerais de 2014. O feito é incentivado pela Corregedoria Regional Eleitoral e incrementa a qualidade do atendimento ao eleitor nas mesas receptoras de votos e o cumprimento da relevante missão reservada a essa Justiça Especializada.
Com mais mesários voluntários, aumentam os índices de qualidade dos serviços e satisfação dos eleitores. A entrega dos certificados foi feita por membros da Corte Eleitoral de Rondônia, sob a condução do vice-presidente e corregedor-geral do TRE-RO, desembargador Walter Waltenberg Silva Junior, e acompanhamento da procuradora regional eleitoral, Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha. Receberam pessoalmente os certificados as representantes Erika Rodrigues Ribeiro, analista judiciária da 22ª Zona Eleitoral, e Anaíde Pinheiro dos Santos, servidora requisitada da 6ª Zona Eleitoral.
Programa Mesário Voluntário
O programa Mesário Voluntário existe para incentivar o cidadão a participar da prestação de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos e estreitar laços entre a Justiça Eleitoral e a comunidade. O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, considerando a importância deste tema, realiza, desde 2004, ações neste sentido e, em 2014, editou a Resolução TRE-RO nº 28/2014, que regulamenta o Programa Mesário Voluntário em Rondônia. O programa envolve três projetos: Mesário Universitário, Empresa Cidadão e Concursos Culturais; todos visando estimular a participação voluntária de cidadãos nas atividades das eleições, de forma consciente e espontânea, despertando o interesse no processo democrático.
"A intenção desses projetos é clara: reunir mesários voluntários, universitários ou não, qualificados e aptos a desempenhar satisfatoriamente suas atribuições no dia da eleição, proporcionando um excelente atendimento ao eleitor, bem como motivar e valorizar estes mesários, por meio de iniciativas culturais", registra Alexandre Gonçalves, analista judiciário e coordenador em substituição da Corregedoria.
Como participar?
Para se inscrever como mesário voluntário, basta comparecer à Zona Eleitoral mais próxima ou preencha a ficha on-line. Empresas e/ou Instituições de Ensino Superior podem aderir aos projetos do Programa, preenchendo o Termo de Adesão e enviando a Zona Eleitoral do município onde está sediada.