Caravana é recebida pelo prefeito de Trinidad e se reúne com deputados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Segunda-feira é de muito trabalho para autoridades rondonienses que estão na Bolívia
A Caravana de Integração foi recepcionada na manhã desta segunda-feira (16) pelo alcaide (prefeito) de Trinidad, capital do Departamento do Beni, na Bolívia, Mario Soares Hurtado, junto com os conselheiros (vereadores).
As autoridades rondonienses, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PP), o vice-governador Daniel Pereira (PSB), os deputados federais Marcos Rogério (PDT) e Marinha Raupp (PMDB) e mais 14 deputados estaduais, foram agraciadas com o título de “hóspede de honra” pelos conselheiros.
“Estamos com 15 deputados estaduais presentes, com o vice-governador, deputados federais, empresários e secretários do governo de Rondônia. Todos com o objetivo de promover uma aproximação maior com o Beni e a Bolívia, estreitando laços e promovendo um intercâmbio cultural, comercial, de turismo e de negócios”, destacou Maurão.
O deputado José Lebrão (PTN), que idealizou a Caravana, observou ser preciso ampliar essa aproximação entre os dois Estados. “Bolívia e Brasil não podem seguir de costas um para o outro. Assim como Rondônia e Beni não podem deixar de ter uma aproximação maior”, afirmou.
O alcaide de Trinidad fez uma saudação especial aos parlamentares. “Sintam-se em casa, tenham uma boa estadia e eu desejo que esses dias sejam muito produtivos para todos nós”, destacou.
Reunião com parlamentares
Em seguida, os deputados estaduais se dirigiram até a sede do Parlamento do Beni, sendo recebidos pelo presidente, Carlos Rivero, e outros parlamentares.
“Nossos parlamentos estão interligados, já estivemos em Porto Velho, numa ação que foi muito proveitosa, e agora os recebemos aqui. Sejam bem vindos e vamos estreitar ainda mais os laços”, destacou Rivero.
Maurão agradeceu pela receptividade que a Caravana teve de toda a população do Beni. “Vai além de uma visita. Nossa estadia aqui é de muito trabalho, para que Rondônia e o Beni possam estar mais interligados, reforçando laços comerciais, culturais e empresariais”, pontuou.
Hermínio Coelho (PSD) ressaltou que, por muitos anos, houve uma visão distorcida e negativa da Bolívia e dos bolivianos. “A Bolívia sempre foi discriminada pelos brasileiros e uma aproximação como esta serve para retirar essa imagem negativa que muitos ainda têm”, afirmou.
Aélcio da TV (PP) informou que uma filha está concluindo o curso de medicina em Cochabamba. “A Bolívia, especialmente na questão da saúde, tem contribuído com o Brasil e muito, permitindo que jovens se formem em medicina e outros curso, com um custo muito menor do que em nosso país”, completou.
Falando em espanhol, já que se formou médico em Cochabamba, o deputado Dr. Neidson (PTdoB) afirmou ser preciso avançar em muitas propostas e citou como prioridade que o Brasil abra espaços, no programa Mais Médicos, para bolivianos.
“Há uma prioridade por parte do governo federal pelos médicos cubanos, mas é preciso criar espaços para os nossos vizinhos bolivianos”, enfatizou.
Luizinho Goebel (PV) citou que hoje, para se produzir o sal mineral, tão necessário na pecuária rondoniense, é preciso trazer produtos do Rio Grande do Norte. “Poderíamos trazer aqui da Bolívia, numa distância três vezes menor e um custo inferior. Por outro lado, Rondônia pode comercializar o calcário, melhorando a produção agrícola e agropecuária aqui na Bolívia”, ressaltou.
Outros aspectos de um acordo binacional foram debatidos pelos parlamentares dos dois países, que devem ser ampliados ao longo dos próximos dias, em conjunto com os governos do Beni e de Rondônia.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!