Ezequiel denuncia novamente apreensão de madeira no Mato Grosso
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado Ezequiel Júnior (PSDC) novamente denunciou no plenário da Assembleia Legislativa o que chamou de abuso de patrulheiros da
Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Mato Grosso, que apreendem cargas de madeira de Rondônia. Ele afirmou que não defende ilegalidade, mas não se pode permitir que a situação perdure.
O parlamentar disse ter tomado conhecimento de que existe uma “máfia” no Mato Grosso atuando na apreensão de madeira. Ele acrescentou que haveria envolvimento de servidores graduados e até de membros do Judiciário envolvidos.
“Quero apelar mais uma vez ao Executivo, que interceda junto ao governo do Mato Grosso. Se o setor madeireiro resolver parar em protesto ao que está acontecendo no Estado vizinho, a economia de Rondônia vai sofrer muito”, afirmou Ezequiel.
Ele disse ter conversado com o senador Valdir Raupp (PMDB-RO), para que a bancada federal ajude a resolver a questão. “Raupp disse que já conversou com senadores do Mato Grosso. A situação é séria”, acrescentou o parlamentar.
Em aparte, a deputada Lúcia Tereza (PP) disse que madeira acaba se perdendo devido às apreensões. “Tem madeireiro que está há meses com três caminhões apreendidos. Quem está sofrendo é quem transporta madeira legalmente. Em Espigão do Oeste, quem mais gera emprego é o setor madeireiro”, afirmou.
Ezequiel Júnior disse ser preciso defender o empresário sério. Ele explicou que existe um estreito laço diplomático entre os governos de Rondônia e do Mato Grosso.
Ele afirmou, que milhares de carretas transportam soja pela BR 364, danificando a estrada. “Rondônia tem prejuízo com isso. Que esses caminhões com excesso de carga sejam apreendidos também”, detalhou.
O deputado Alex Redano (SD), em aparte, disse que a existência dessa máfia está sendo muito comentada. “É preciso investigar essa situação”, afirmou, alertando, também, para o que chamou de ineficiência da Sedam, nessa questão.
O deputado Jesuíno Boabaid (PTdoB), também em aparte, afirmou que deve ser criada uma Comissão Especial na Assembleia Legislativa, para apurar o caso.
Em aparte, o deputado Adelino Follador (DEM) também disse que há uma máfia no Mato Grosso, “e madeira só passa se derem dinheiro a esse pessoal”.
O deputado Jean Oliveira (PSDB) alegou que não pode haver retaliações, mas não se pode permitir que madeira de Rondônia continue sendo apreendida. “Quero fazer um repúdio à Polícia Rodoviária no Mato Grosso. Patrulheiro não é engenheiro. Ele, assim como eu, é incapaz de falar sobre madeira, porque não tem conhecimento técnico”, afirmou.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!