Siba Machado era 'conselheiro' de Jirau e assessor do governo

A participação de Sibá Machado como “representante de Rondônia” não serviu para absolutamente nada, a não ser dar um gordo salário ao então suplente de Marina Silva no Senado.

Siba Machado era 'conselheiro' de Jirau e assessor do governo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Famoso por suas defesas atrapalhadas a favor do Partido dos Trabalhadores nas redes sociais nos últimos meses, o deputado federal petista Sibá Machado (AC) foi indicado, em 2009 para representar o Estado de Rondônia, com quem nunca teve nenhuma afinidade, no conselho da usina de Jirau. A indicação havia sido feita pela então senadora rondoniense Fátima Cleide e proporcionou a Sibá o singelo salário de R$ 11 mil. Porém, na época, ele também era assessor especial do governo acreano, na época comandado por Binho Almeida e tinha um salário também de cerca de R$ 10 mil.

O caso veio ao público na época e foram feitos questionamentos dessa indicação pelo então senador Expedito Júnior e pelo deputado federal Rubens Moreira Mendes, que inconformado chegou a publicar um artigo sobre o caso, alertando para a ressaca pós-usinas (que estamos passando agora). Veja a posição do ex-parlamentar sobre o tema:

“A mobilização política de figuras conhecidas como o ex-governador Jorge Viana e o suplente de senador Sibá Machado para beneficiar empresas acreanas seria legítima, não fosse o fato de esta atitude atentar frontalmente contra os interesses dos empresários, das empresas e dos trabalhadores rondonienses. Entendo a preocupação demonstrada por esses dois homens públicos, que querem minimizar os efeitos da crise econômica ocupando vagas de trabalho nas obras das usinas. Mas não é justo nem aceitável se cobrir um santo desnudando o outro.

Os empregos oferecidos no decorrer da construção das usinas devem ser preenchidos, prioritariamente, por trabalhadores do nosso estado. Como também devem ser adquiridos, no comércio local, os produtos necessários para a execução das obras.

Todos sabem que sempre fui um defensor ferrenho das usinas do Madeira. E com a mesma veemência e determinação vou defender a participação justa e preferencial da mão-de-obra local e das empresas de Rondônia na sua construção. Jorge Viana e Sibá Machado, por serem do PT, dispõem de grande poder de articulação e muita força política para interferir em algumas decisões. E tem todo o direito de defender suas posições. Mas não aqui! Não permitiremos que o povo rondoniense – que tanto lutou por essas usinas – seja prejudicado dentro de seu próprio território, quando o estado dispõe de empresas qualificadas e de trabalhadores aptos ao preenchimento das funções.

Em momentos de crise, a realização de grandes obras serve para atenuar tensões sociais causadas pela ameaça de desemprego, e também para minimizar a insegurança que advém da falta de definição nos rumos da economia. Por isso as hidrelétricas são tão importantes para o estado de Rondônia. Mas, mais do que isso, o que deve ser levado em conta é o enorme impulso social e econômico que as obras de Santo Antonio e Jirau darão à nossa região. É um benefício do qual não podemos abrir mão. É um direito nosso, líquido e certo.

No entanto, se por um lado as usinas propiciarão à região – inclusive ao vizinho estado do Acre – um inegável progresso, por outro sobrará para Rondônia a ressaca do fim da obra, com o inchaço de Porto Velho e seu entorno, o desemprego e os problemas deles decorrentes”.

Já Expedito Júnior se posicionou na época da declarando que iria “pedir explicações sobre a nomeação de Sibá Machado ao Ministro das Minas e Energia, Edson Lobão e declarou que “não iria permitir a intromissão de políticos de outros estados em assuntos que dizem respeito a Rondônia”. Também declarou que “aqui temos pessoas capacitadas para ocupar esse cargo ou qualquer outro” e achava “um absurdo essa indicação”.

A participação de Sibá Machado como “representante de Rondônia” não serviu para absolutamente nada, a não ser dar um gordo salário ao então suplente de Marina Silva no Senado.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS