Mariana vota a favor de medida que garante benefícios na aposentadoria

Mariana vota a favor de medida que garante benefícios na aposentadoria

Mariana vota a favor de medida que garante benefícios na aposentadoria

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) votou contra o fator previdenciário, derrubando o cálculo utilizado para a concessão de aposentadorias.

Essa alteração foi incluída como emenda (proposta de mudança) ao texto da Medida Provisória 664 que restringe o acesso à pensão por morte.

Fator previdenciário é um mecanismo que inibe a aposentaria só por tempo de contribuição, antes da idade mínima sugerida de 60 anos para mulheres e 65 para homens.

Atualmente, o fator previdenciário reduz o valor do benefício de quem se aposenta por tempo de contribuição antes da idade prevista.

O tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para trabalhadores do sexo masculino e de 30 anos para mulheres.

Quando menor a idade no momento da aposentadoria, maior é o redutor do benefício. Com o fim desse fator, segundo Mariana Carvalho, o trabalhador terá a alternativa na hora da aposentadoria de aplicar a chamada regra 85/89 pela qual ele se aposenta com proventos integrais com base no teto da previdência atualmente de R$ 4.663,75 se a soma da idade e do tempo de contribuição resultar 85 (mulheres) ou 95 (homens).

No caso das professoras de acordo com a mudança, a soma deve ser 80 e para professores 90. Caso o trabalhador decida se aposentar antes, a emenda aprovada estabelece que a aposentadoria continue reduzida por meio do fator previdenciário.

Ao término da sessão marcada por mais uma derrota do governo nas votações das medidas provisórias do ajuste fiscal, que na visão da tucana está prejudicando a população brasileira, Mariana Carvalho criticou a gestão petista por sacrificar a classe trabalhadora para organizar a própria má gestão.

“Estamos terminando a sessão depois de votar medidas provisórias que prejudicam os trabalhadores, mas a oposição pelo menos conseguiu ganhar uma das emendas dessa medida provisória a favor do trabalhador, derrubando o fator previdenciário. Isso mostra que estamos tentando cada vez mais está do lado do trabalhador”, declarou a tucana.

Segundo ela, essa conquista do trabalhador foi graças ao empenho do PSDB que mostrou a força da oposição no resultado da votação de 232 votos contra 210.  “Infelizmente, estamos vendo que cada vez mais o Partido dos Trabalhadores vem lutando e trabalhando contra os próprios trabalhadores e  não a favor deles”, concluiu.  

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS