Deputado Edson Martins apoia trabalho desenvolvido pelo Lacen
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Deputado Estadual Edson Martins (PMDB), 1º Vice-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, recebeu o farmacêutico Eduardo Honda e a bióloga Cleoni Alves Mendes de Lima,
ambos especialistas do LACEN – Laboratório Central de Rondônia. Eles apresentaram as demandas do órgão e ainda agradeceram ao parlamentar pelo apoio prestado para o desenvolvimento das atividades do laboratório.
A bióloga Cleoni Alves lembrou que em 2012 o deputado Edson Martins trabalhou junto aos servidores para implantação do Teste de sensibilidade às drogas anti Tuberculose. A bióloga afirmou que agora com a medida é possível obter avanços na identificação dos casos da doença e orientar os médicos sobre a medicação adequada para o tratamento eficaz. “O deputado Edson Martins foi muito importante nesse processo porque ele abraçou nossa causa”, destacou.
O farmacêutico Eduardo Honda explicou ao deputado da necessidade de aglutinar especialistas lotados em outros setores da administração pública que possam contribuir nas atividades do Lacen. Ele lembrou que atualmente alguns funcionários públicos de carreira, mestres, doutores ou pós doutores estão lotados em secretarias e órgãos do governo. Como isso fica inviável desenvolver pesquisas dentro das áreas biomédicas de interesse da saúde pública do Estado.
Os especialistas também pediram ao deputado Edson Martins apoio para implantação Laboratório de Biologia Molecular “com serviços para diagnostico de média e alta complexidade para atender agravos típicos do Estado de Rondônia”.
Para o Deputado Edson Martins os serviços prestados pelos técnicos e especialistas do Laboratório Central são extremamente importantes para a saúde pública de Rondônia, e esses profissionais “devem ter todas as condições de trabalho para o desenvolvimento de pesquisas e análises na busca de resposta para as patologias”.
Edson Martins se propôs a verificar a situação de especialistas lotados em outros setores para ajudarem no trabalho do Lacen.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!