Airton se reúne com cooperativas e associações de catadores
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O deputado Airton Gurgacz (PDT) participou em Ji-Paraná de uma reunião envolvendo representantes de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis
de Porto Velho, Cacoal e Ji-Paraná. O objetivo do encontro foi discutir o repasse de recursos do projeto Reciclar Rondônia, do governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), proveniente do governo federal. O parlamentar colocou seu gabinete à disposição para atender as reivindicações das entidades.
O de acordo com o presidente da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ji-Paraná (Coocamarji), Celso Luiz, o projeto Reciclar Rondônia conta com mais de R$ 5 milhões para serem investidos no fortalecimento das cooperativas e associações. Ele afirmou que o dinheiro é da União e deve ser repassado através da SEAS, mas até o momento o projeto não saiu do papel.
Ao parlamentar os representantes das entidades também pediram apoio no sentindo da elaboração de uma lei que possa isentar as cooperativas e associações ligadas à coleta de materiais recicláveis dos impostos, entre eles o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), considerado bastante alto, através da elaboração da chamada lei Bolsa Verde.
O deputado disse reconhecer a importância do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, e afirmou esperar poder ajudar as entidades de alguma forma. “Estamos prontos para contribuir da melhor maneira possível com as cooperativas e associações nas buscas de suas conquistas, bastante merecidas", disse Airton Gurgacz.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!