Ana Maria busca implantação de laboratório de prótese dentária
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Em recente reunião com o secretario municipal de saúde, Domingos Sávio a vereadora Ana Maria Negreiros pediu urgência na implantação de um laboratório de prótese dentaria na rede
pública do município. De acordo com a vereadora que é cirurgiã-dentista o Ministério da Saúde passou a financiar o credenciamento de Laboratório Regional de Prótese Dentária - LRPD. “O LRPD é um estabelecimento que realiza o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível.
Ana Maria explicou que o Programa Brasil sorridente prevê que o Município com qualquer base populacional pode ter o LRPD. Segundo a parlamentar a Secretaria Municipal de Saúde pode optar por ter um estabelecimento próprio (público) ou contratar a prestação do serviço (privado). “O Ministério da Saúde repassa um recurso mensal aos municípios para confecção de próteses dentárias, de acordo com uma faixa de produção, que varia de 20 a 120 próteses mensais”.
Ana Maria que tem um trabalho reconhecido na área da odontologia é autora de importantes projetos como o que oferece assistência odontológica nas escolas municipais e o que institui a semana de prevenção e combate ao câncer bucal. Para ela, a prevenção é o melhor remédio. “Muitos problemas poderiam ser evitados se desde cedo houvesse uma atenção básica na saúde bucal. Evitaria a perda dos dentes precocemente e até o câncer bucal que é uma doença que afeta milhões de brasileiros, simplesmente pela falta de acesso ao dentista e pela falta de informações sobre os cuidados com a boca. Como profissional da odontologia sei da importância de se diagnosticar lesões no inicio e por isso, na condição de legisladora propus estas leis.”, explicou.
Ana Maria enfatizou que o laboratório de prótese é uma antiga reivindicação e beneficiará a população do município, principalmente, os idosos. “Nesta reunião com o secretário tratei de mais esta importante ação que o município deve priorizar", finalizou Ana Maria.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!