As urnas já foram abertas em todo o Brasil. O processo eleitoral acontece até as 17h, mas já a partir das 10h30, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgará balanços.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As urnas já foram abertas em todo o Brasil. O processo eleitoral acontece até as 17h, mas já a partir das 10h30, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgará balanços.
O presidente do órgão, Dias Tofolli, realizará uma coletiva de imprensa às 20h para anunciar os resultados.
Ao todo, quase 143 milhões de eleitores vão às urnas neste domingo (5). Onze nomes disputam o Palácio do Planalto: Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB), Aécio Neves (PSDB), Everaldo Pereira (PSC), Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Levy Fidelix (PRTB), José Marina (PSTU), Eymael (PSDC), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO).
Os brasileiros também vão escolher governadores de Estado, senadores, deputados federais e deputados estaduais. São 142.467.862 eleitores no Brasil e 354.184 no exterior, segundo a Justiça Eleitoral.
Além disso, 84.418 eleitores estarão aptos a votar fora de seus domicílios eleitorais e usarão o “voto em trânsito”, no primeiro turno, e 79.513 em um eventual segundo turno.
Para votar em trânsito é preciso que o eleitor esteja com a situação regular no cadastro e apresente documento oficial com foto. Mas a modalidade não deve ser confundida com a justificativa do voto, aplicada aos eleitores que estiverem fora dos seus domicílios eleitorais durante a realização do pleito e não estiverem cadastrados para votar em trânsito.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!