PRE reforça importância de denúncia de ilícitos eleitorais

PRE reforça importância de denúncia de ilícitos eleitorais

PRE reforça importância de denúncia de ilícitos eleitorais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Eleitores podem denunciar ilícitos eleitorais, como compra de votos, pelo WhatsApp, e-mail, telefone e pessoalmente
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) em Rondônia reforça o pedido de que os eleitores que tenham conhecimento de ilícitos eleitorais denunciem. Com a proximidade da votação, 5 de outubro, a fiscalização aumenta, pois crimes eleitorais, como compra de votos e transporte irregular de eleitores, se intensificam na semana que antecede o pleito. A PRE possui diversos canais para denunciar, um deles é o WhatsApp (69) 9231-3664 que facilita o processo de envio de mensagens, fotos e vídeos por ser instantâneo.
Várias denúncias foram recebidas por este canal. A maior parte delas, referentes a propaganda eleitoral irregular. As denúncias recebidas são analisadas pela PRE e podem ser investigadas, dependendo das informações prestadas.
A PRE atenta para que no dia das eleições, o eleitor denuncie atos proibidos pela Lei Eleitoral, como o uso de alto-falantes ou a promoção de comício ou carreata, a boca de urna, o transporte irregular de eleitores e a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos. Estas práticas constituem crimes e a pena pode ser de 6 meses a um ano de detenção, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa no valor de cinco mil a mais de quinze mil reais.
Propaganda eleitoral
A propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV; propaganda em páginas institucionais na internet; a realização de comícios ou reuniões públicas e debates; e o uso de aparelhagem de som fixo são permitidos até 2 de outubro. Já a divulgação paga em jornais impressos é permitida até 3 de outubro. Um dia antes da eleição, 4 de outubro, pode ser realizada propaganda com amplificadores de som, caminhadas e passeatas, além da distribuição de material de propaganda política.
Como denunciar
Quem tiver informações sobre possíveis ilícitos, pode entrar em contato com a PRE pelo e-mail pre-ro@mpf.mp.br; por formulário eletrônico no endereço cidadao.mpf.mp.br; pessoalmente na sede da PRE (avenida Abunã, 1759, bairro São João Bosco, em Porto Velho) ou nas promotorias eleitorais do interior de Rondônia.
Os eleitores que tiverem o aplicativo Whatsapp em seus celulares podem enviar mensagens para o número (69) 9231-3664. Este canal de atendimento é exclusivo para mensagens de texto, imagens e vídeos. Para denúncias por ligação telefônica, o número é o 148, da Justiça Eleitoral.
Procuradoria Regional Eleitoral
As Procuradorias Regionais Eleitorais (PREs) estão presentes em todos os estados do Brasil e são estruturas do Ministério Público Federal que, junto com a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), defendem a democracia e a normalidade das eleições nos Tribunais Eleitorais. Essas unidades do MPF constituem - com os promotores de Justiça dos MPs estaduais designados pelos PREs para atuar como promotores eleitorais - o Ministério Público Eleitoral.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS