Comissionados da Assembleia Legislativa são maiores financiadores em espécie da campanha de Hermínio Coelho

São valores que variam entre dois mil até cerca de 10 mil reais, sendo que a maioria são (14) servidores do Depol ( departamento de Polícia legislativa) onde a grande maioria são PMs que fazem a segurança de Herminio, sua família e residência.

Comissionados da Assembleia Legislativa são maiores financiadores em espécie da campanha de Hermínio Coelho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

O financiamento de campanhas politicas sempre é alvo de criticas por parte da comunidade em todo o Brasil. Em Rondônia não é diferente. Recentemente, o Rondoniaovivo publicou as despesas/arrecadação dos 24 deputados estaduais que concorrem à reeleição. (CLIQUE AQUI) São valores consideráveis que chamaram a atenção da população.

 

 

 

O campeão de arrecadação no pleito 2014 é o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho, tendo arrecadado R$ 444.033,00.  Porém uma situação entre seus doadores chama a atenção, a doação em dinheiro/espécie exclusivamente feita por parte de comissionados da casa de leis.

Na pagina do TSE/TRE disponível para consulta pública, (CLIQUE AQUI), Hermínio declarou que recebeu até o momento 80 doações. A grande maioria foi feita por pessoas físicas (71), oito foram do próprio comitê do candidato e apenas uma empresa doou para sua campanha.

Entre os 71 doadores (pessoas física), 43 fizeram doação estimada, onde a pessoa assina recibo de doação por serviço supostamente prestado.

DINHEIRO VIVO

Outas vinte e oito pessoas doaram em espécie, sendo duas transferências bancarias e outros 26 doações em ‘dinheiro vivo’. Neste quesito chama a atenção o perfil dos doadores de campanha do presidente da casa de leis. Todas as 28 doações vieram de funcionários comissionados da casa de leis.

São valores que variam entre dois mil até cerca de 10 mil reais, sendo que a maioria são (14) servidores do Depol ( departamento de Polícia legislativa) onde a grande maioria são PMs que fazem a segurança de Herminio, sua família e residência. Todos os catorze doadores do 'Depol' ajudaram Herminio com o valor de 2 mil reais em dinheiro, numa ação claramente organizada e coordenada.

São comissionados que viajam com o presidente da casa de leis e recebem diversas diárias por mês. Alguns deles são citados em reportagens/denuncia e investigados pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado como recebedores de valores astronômicos de diárias, alguns chegando a quase 35 mil reais num único pagamento.

Conhecendo-se o valor do salario de um policial militar, que luta com dificuldade para sobreviver com o baixo soldo, chama a atenção catorze deles tirarem 2 mil reais do orçamento doméstico para doar dinheiro para campanha politica.

AMIGÃO

Entre tantas situações envolvendo comissionados na 2ª parcial de prestação de contas do presidente da ALE/RO, candidato Herminio Coelho uma doação estimada também chamou a atenção

Um cidadão foi nomeado dia 10/6 (junho) para ganhar cerca de 2.500 reais no gabinete da presidência, ou seja, a trabalhar e ficar a disposição de Herminio, atual presidente da casa de leis.

Passados pouco mais de 60 dias, no dia 4/8 (agosto) esta mesma pessoa doou para Herminio Coelho de forma estimada R$ 19.215,00.  Um fator de estranheza, já que a pessoa estava supostamente desempregada e começou a trabalhar há menos de dois meses. A doação seria supostamente o ‘aluguel’ de uma casa onde o deputado teria montado comitê em Guajará Mirim.

Para completar, o mesmo cidadão foi processado pelo MPE - Ministério Público Eleitoral nas eleições passadas (2010) justamente por doação indevida ao candidato Herminio.

Com a brilhante defesa do advogado de Herminio Coelho, o doador controverso conseguiu ser ‘absolvido’ da acusação em Brasília no TSE, para onde foi levada a demanda.

APOCALIPSE

No ano passado, uma operação policial desmontou na Assembleia Legislativa de Rondônia um esquema que envolvia estelionatários do sistema financeiro nacional e nomeação de funcionários comissionados para financiamento de campanha politica. Deputados foram afastados e os marginais exonerados.

A doação por parte de comissionados é um caso a ser investigado a fundo pela Procuradoria Regional Eleitoral e Policia Federal.

O Rondoniaovivo tentou contato com assessoria de campanha do candidato e não obteve sucesso. Desde já o espaço está aberto, caso o deputado queira esclarecer os fatos citados.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS