Fatinha já estava sentada entre os debatedores, quando os outros candidatos ameaçaram deixar o recinto. Eles alegaram, por meio de suas assessorias, que o fato de o candidato do PT, Padre Ton, não estar presente (por já ter um compromisso anterior em Guaj
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os candidatos a governador Expedito Júnior (PSDB), Confúcio Moura (PMDB) e Jaqueline Cassol (PR) ameaçaram se retirar do debate da Unir, realizado ontem à noite (12/9), caso a candidata a vice-governadora do PT, Fatinha, representasse Padre Ton no evento. O debate aconteceu no campus da Unir e foi promovido pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Fatinha já estava sentada entre os debatedores, quando os outros candidatos ameaçaram deixar o recinto. Eles alegaram, por meio de suas assessorias, que o fato de o candidato do PT, Padre Ton, não estar presente (por já ter um compromisso anterior em Guajará-Mirim) não daria à sua Vice o direito de substituí-lo.
Os membros do DCE ficaram numa situação difícil, pois não consta nenhuma proibição explícita na Ata que registrou as regras do debate. Por outro lado, caso os demais candidatos abandonassem o recinto, o evento seria um fiasco.
Diante da ameaça, os coordenadores do evento cederam à pressão e, visivelmente constrangidos, perguntaram aos demais candidatos se realmente era a vontade de todos que Fatinha se retirasse. Apenas o candidato Pimenta de Rondônia (Psol) não se manifestou, enquanto os outros responderam “sim”.
Sem alternativa, a candidata do Partido dos Trabalhadores levantou-se de sua cadeira e desceu do palco, que fora montado especialmente para o acontecimento. Do lado de fora, Fatinha lamentou o episódio.
“Embora o PT não tenha participado das decisões das regras, os organizadores aceitaram a minha inscrição e já sabiam que Padre Ton não estaria presente por já ter feito compromisso anterior”, observou a vereadora de Porto Velho.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!