Omissão intolerável - Por Valdemir Caldas

A segurança dos cidadãos não parece compor o mosaico das preocupações dos candidatos ao governo de Rondônia. Tanto é verdade que o tema está ausente dos debates políticos.

Omissão intolerável -  Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A segurança dos cidadãos não parece compor o mosaico das preocupações dos candidatos ao governo de Rondônia. Tanto é verdade que o tema está ausente dos debates políticos.

Aqui e ali, alguns postulantes a cargos secundários se têm manifestados sobre o assunto, mas de maneira muito superficial, sem qualquer consistência, na base de “ouvir dizer”, ou através de textos, previamente elaborados por assessores, para serem lidos nos programas eleitorais.

É lamentável que algo extremamente relevante, que tem sido uma das maiores (senão a maior) inquietações dos rondonienses, que sofrem com a onda de violência, em suas formas mais diversas, seja ignorado pelos aspirantes ao posto de comanda-em-chefe do Estado.

Dizer que as estradas vicinais estão intransitáveis, que o sistema estadual de saúde está na UTI, que a educação pública vai de mal a pior, que os presídios estão abarrotados, tudo isso a população já sabe de cor e salteado.

Agora, o que o povo gostaria de ouvir dos candidatos, em alto e bom som, é o que cada um deles pretender fazer, se eleito, para resolver esses e outros problemas. Discursos bombásticos e frases de efeito, já se revelam inúteis, pois só convencem desavisados.

Não é de hoje que a população vem emitindo sinais de socorro, ante os abusos perpetrados por marginais de todos os matizes, que criam suas próprias leis e escarnecem da justiça.

A violência vem tirando o sono de muitos cidadãos de bem, trabalhadores e cumpridores de seus deveres. Não que isso seja um aspecto restrito apenas ao Estado de Rondônia. Cidades outras padecem do mesmo mal.

Pedir, dessa forma, que as pessoas de bem, que gozam de sua liberdade, sintam-se amparadas pelo Estado, não deixa de ser uma missão quase impossível. Dai porque os candidatos precisam ter uma postura mais comprometida com o tema.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS