Deputado quer melhorias nas unidades prisionais de RO

Deputado solicita melhorias nas unidades prisionais em alguns municípios de Rondônia

Deputado quer melhorias nas unidades prisionais de RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Presidente da Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia, o deputado Zequinha Araújo (PMDB), apresentou ao Governador Confúcio Moura uma proposta para melhorar estruturalmente as unidades prisionais e bases de polícia militar nos municípios de Guajará Mirim, Nova Mamoré e Distrito de Nova Dimensão.

A proposta que viabiliza estudos técnicos para atender as demandas citadas em um relatório que foi entregue ao governo conforme os dados coletados e mencionados no mesmo foram produzidos pelos assessores técnicos desta comissão que estiveram in loco analisando e registrando tudo referente às instalações das unidades prisionais.

As solicitações se referem às providências a serem atendidas como a aquisição de uma caminhonete L200 para facilitar deslocamento da escolta de apenados, pois a Penitenciária Regional de Guajará Mirim fica distante cerca de 40 km da cidade, próxima 05 km do município de Nova Mamoré, por isso a necessidade de veículos tipo caminhonetes modelo L200 em boas condições de trafegabilidade, pois se torna agravante  no transporte de escolta vier o veículo dar problema na estrada devido à distância, acarretando grande perigo para quem estiver na escolta. Em relação ao transporte o município de Nova Mamoré, também necessita de uma caminhonete do mesmo modelo, além da necessidade urgente da construção do muro de proteção nos arredores do presídio.

Uma das observações do deputado na unidade de Nova Mamoré é em relação a guarita de observação que fica do lado externo, que precisa ser construído um acesso pela parte interna da cerca de proteção para dar segurança aos policiais quando ocorrer uma situação de perigo. “Precisa ser construída uma base para os agentes, pois a atual encontra-se imprópria. O mesmo espaço serve para encontro dos advogados e ainda como cozinha improvisada, tornando um local sub-humano e inadequado para os profissionais que fazem a segurança dessa penitenciária”, esclarece Zequinha.

O deputado também fala da necessidade extrema da atualização do armamento que fazem parte do acervo da unidade prisional, cujas mesmas são antigas e impróprias para manter a segurança dos agentes. Os profissionais precisam de armas adequadas, como rádio para comunicação interna, assim como a construção do muro no entorno do presídio. “A comunicação nesse presídio é zero, sem falar no risco eminente de fugas já que os setores de observação ficam incomunicáveis, tudo tem que ser no grito”, disse o deputado.

O acerto encontrado é o seguinte: 12 escopetas calibre 12; 10 revolver calibre 38; 03 pistolas ponto 40; 03 coletes a prova de balas com prazo de validade vencido; 07 rádios de comunicação NT, todos com defeito, problemas de bateria.

No distrito de Nova Dimensão, que é atendido pelo 3º Grupamento da 3ª Companhia do 6º Batalhão da Polícia Militar, o presídio fica localizado na Linha 28, cerca de 60 km distante cidade do município de Nova Mamoré. O prédio foi cedido pela associação de moradores desde 2008, os dormitórios são insalubres, a cozinha é conjunta com o banheiro e a sala de espera precisa de muitos reparos, “Essa unidade prisional necessita de uma reforma e ampliação, bem como a aquisição de mais uma caminhonete e a aquisição de novos equipamentos para se tornar uma bom ambiente de trabalho”, acrescenta o parlamentar.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS