O deputado Moreira Mendes (RO), líder do PSD, informou, nesta quarta-feira (26), que a Comissão Externa criada para acompanhar a situação de calamidade pública nos estados do Acre e Rondônia chega a Porto Velho amanhã pela manhã para verificar a situação da região que já conta com milhares de desabrigados.
A enchente no Rio Madeira, provocada por fortes chuvas na região, deixou diversos municípios em situação de emergência. “A situação é gravíssima. Amanhã vamos mostrar a presença deste parlamento e seu comprometimento com a situação de calamidade, de sofrimento que vive aquela população destes estados”, afirmou Moreira, que integra o colegiado.
O líder informou que a região sofre com problemas de logística, uma vez que trechos da BR 364 estão paralisados devido às enchentes. Segundo o parlamentar, mais de 1 milhão de toneladas de grãos estão estacionados na rodovia e não podem ser distribuídos devido a falta de funcionamento do Porto do Rio Madeira.
“Um desastre em todos os sentidos. O mais grave é a vida dos ribeirinhos. Pessoas que vivem na região há mais de 100 anos e estão sendo obrigadas a sair de suas casas porque não tem condições de permanecer. Mais de 1.700 famílias estão desabrigadas, o que representa 5 mil pessoas”, informou.
Moreira cobrou ainda ações mais efetivas do governo federal para evitar que o desastre aumente. “Emergência é emergência. O governo precisa ter a sensibilidade de liberar os recursos e minimizar o sofrimento daquelas famílias. É preciso passar por cima da burocracia e dar uma assistência mais rápida para esta população sofrida e abatida”, concluiu.