Porto Velho pode perder 100 milhões de recursos já garantidos afirma Alan Queiroz
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O vereador Alan Queiroz (PSDB), solicitou através do requerimento nº 163 a audiência pública para discutir com autoridades e entidades constituídas sobre as obras paralisadas do PAC e de que forma estão sendo usados os recursos da Caixa Econômica Federal. Para o vereador é fundamental mostrar aos cidadãos quais obras estão sendo realizadas e quais os investimentos estão sendo prioritários neste grande investimento que têm sido depositado no Município de Porto Velho.
De acordo com o gerente regional da Caixa Econômica Wilson Alves, atualmente o município possui 20 contratos com a instituição, com total de 63 obras, das quais 33 estão paralisadas, 13 não foram iniciadas e 17 foram concluídas. “Os motivos são os mais diversos possíveis, desde falta de pavimentação, questões judiciais, falta de licitação, enfim, são problemas que a prefeitura deve resolver para dá continuidade às obras e o recurso não seja perdido”, explica Wilson.
Entre as obras paralisadas, a Obra de Sistema de drenagem pluvial, canalização e parque linear do canal dos tanques na Estrada da Penal e no Tancredo Neves indignou a todos os vereadores presentes no plenário, uma vez que a ordem de recurso no valor de R$53.753,695,10 já foi liberado e corre o risco de ser devolvido, pois a obra não foi licitada. A Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais (Sempre) Amélia Afonso esclarece que prefeitura vem analisando a situação de todas as das obras paradas para encontrar soluções. “O Ministério Público pediu a suspensão dos pagamento da Caixa e já estamos analisando os processos de pagamento dos contratos, para em seguida dá continuidade às obras dentro da normalidades”, diz.
Em discurso o vereador Alan Queiroz destacou que desde o início de seu mandato vem fazendo encaminhamentos solicitando informações referentes as obras paradas. “Estou preocupado com as obras paradas e já solicitei várias vezes essas informações e não tive sucesso. Estamos falando de recursos federais e não podemos perder os recursos que já foram liberados, teremos um prejuízo de aproximadamente R$ 100 milhões. Essas obras são de extrema importância para a sociedade e não podemos perder esse dinheiro. Sabemos o quanto e difícil garantir recursos federais, Porto Velho não tem uma representação federal efetiva, não temos voz em Brasília.
Recentemente tivemos a notícia de que o PSB deixou a base de sustentação do governo federal e com isso teremos uma dificuldade muito grande em receber emendas e recursos federais. E vejo que se deixarmos esses recursos já garantidos voltarem para Brasília não teremos facilidade em consegui-los de novo. Espero sinceramente que a resposta dessa audiência pública seja positiva e o munícipes sejam beneficiados com esses recursos já liberados pelo governo federal” explana Alan Queiroz.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!