Conferência Estadual de Educação conta com a participação da deputada Epifânia Barbosa
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Ao som da canção “Eu sei que vou te amar”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, executada pelo violoncelista Alexandre Negreiros, foi aberta na manhã desta segunda-feira, 21 de outubro, no auditório da Faculdade Ulbra, em Porto Velho, a Conferência Estadual de Educação, com a presença de várias autoridades educacionais municipais, estaduais e federais, dentre elas, a deputada estadual Epifânia Barbosa.
De acordo com a deputada Epifânia Barbosa, hoje inicia a segunda etapa que é a Conferência Estadual com a presença dos delegados representantes. Durante a primeira etapa foram realizadas as Conferências Municipais que aconteceram em todo o Estado de Rondônia. “Durante estes três dias vamos deliberar sobre os mais diversos temas, como financiamento, gestão democrática, valorização profissional, e levarmos nossas demandas para compor nos debates da Conferência Nacional”, disse.
A parlamentar integra a organização da Conferência e faz parte do Fórum Estadual de Educação e participa como delegada, tendo o objetivo de acompanhar todos os debates e fazer suas proposituras.
Epifânia também falou das perceptivas quanto à Conferência. “Nossa maior expectativa se refere à questão do financiamento e a valorização profissional, pois vivemos à possibilidade de injetamos mais recursos na educação com a exploração do Pré-Sal, com a ampliação do PIB. Queremos que esses recursos realmente sejam ampliados e parte considerável seja destinada à valorização profissional, especificamente nas questões de melhoria salarial e de estrutura para os nossos profissionais da educação”, afirmou a deputada.
Para finalizar, Epifânia ressaltou que o resgate da cidadania e o respeito aos trabalhadores da educação devem ser uma constante, assim como o resgate da autoestima destes profissionais dedicados e emprenhados, que dedicam a vida a ensinar. “Temos aqui um espaço para conquistas pedagógicas, e se cada um fizer o seu melhor, os resultados serão benéficos e trarão melhorias para a educação de Rondônia, assim contribuindo para os novos rumos do país. Estas mudanças fundamentais passam pela educação”, comentou.
O evento, que acontece até quarta-feira (23) teve como primeiro palestrante o representante do MEC, Francisco das Chagas Fernandes, que proferiu a palestra com o tema: Eixo I - O plano Nacional de Educação e o sistema Nacional de Educação: Organização e regulação. Ainda neste primeiro dia, a programação conta com palestras sobre os Eixos II (Educação e diversidade – Justiça Social, inclusão e Direitos Humanos); III (Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: Cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente); IV (Qualidade da educação, democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem).
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!