Projeto de Léo Moraes prevê divulgação do Ideb em escolas da rede municipal
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O vereador Léo Moraes (PTB) apresentou projeto de lei, determinando a obrigatoriedade da divulgação do Ideb (Índice de Desenvolvimento Escolar da Educação Básica) nas escolas da rede pública municipal.
Criado em 2007, o Ideb visa medir a qualidade de escolas e rede de ensino, analisando o desempenho do estudante em avaliação do Iep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e taxa de aprovação.
Com essa iniciativa, Léo Moraes defende uma maior participação da comunidade escolar, bem como da própria família dos alunos, no processo de aprendizagem.
“Para que o Ideb de uma escola ou rede cresça, é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e freqüente à sala de aula”, salienta o parlamentar.
Segundo ele, com uma maior publicidade desse índice de desempenho educacional, cuja nota varia de zero a seis, os próprios educadores, além dos responsáveis pelo educando vão ficar mais motivados para obter bons resultados.
“Quem vai sair ganhando são nossos estudantes” ressalta o líder do PTB na Câmara Municipal de Porto Velho. Conforme observou, a divulgação deverá ser feita pela Secretaria de Educação do Município por meio de exposição padronizada fixada em cada escola da rede municipal.
Ao justificar a sua iniciativa, o petebista destaca que mesmo criado há seis anos, o Ideb ainda é desconhecido por uma expressiva parcela da população. “A divulgação desse indicador, entre outros fatores, instiga o aprofundamento de informações sobre a situação educacional nas instituições escolares”, diz o texto da matéria.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!