Moreira Mendes comemora aprovação da PEC do voto aberto

Moreira Mendes comemora aprovação da PEC do voto aberto

Moreira Mendes comemora aprovação da PEC do voto aberto

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Depois de 13 anos em tramitação no Congresso Nacional, foi aprovada por unanimidade, nessa terça-feira (03), na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição PEC (349/01), que acaba com o voto secreto nas decisões do Parlamento brasileiro. O deputado federal Moreira Mendes (PSD-RO) votou pela aprovação da matéria.
“Voto sim nesta matéria, porque nós precisamos acabar com o voto secreto para dar mais transparência aos processos e atender aos clamores da voz rouca das ruas. E, mais, pelo povo do meu estado, Rondônia, que tem sido tão machucado com tantos escândalos”, justificou Moreira ao declarar favorável a aprovação do voto aberto.
A PEC foi aprovada em segundo turno e seguirá para o Senado, onde também será votada em dois turnos. Em 2006, os deputados aprovaram a matéria por 383 votos em primeiro turno. O fim do voto secreto é extensivo as Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e Câmara Distrital do DF.
Perda de mandato
Pelo texto da PEC, a declaração de perda de mandato sujeita à análise do plenário ocorrerá por votação aberta. É o caso de vedações constitucionais (ser proprietário ou controlador de empresa com contrato com empresa pública, por exemplo); de quebra do decoro parlamentar; e de condenação criminal em sentença transitada em julgado.
No caso do Senado, por exemplo, o voto secreto não será mais usado na aprovação de indicações de ministros dos tribunais superiores; de ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) feitas pelo Presidente da República; de presidente e diretores do Banco Central; do procurador-geral da República; de chefes de missão diplomática de caráter permanente; e da exoneração, de ofício, do procurador-geral da República antes do término do mandato.
O voto aberto também valerá para a análise de vetos nas sessões do Congresso (sessão conjunta da Câmara e do Senado).
Regimento Interno
Se a PEC for aprovada no Senado e promulgada, outras votações secretas previstas no Regimento Interno da Câmara passarão a ser abertas, como a eleição do presidente e demais integrantes da Mesa Diretora, do presidente e vice-presidentes de comissões permanentes e temporárias, dos membros da Câmara que irão compor a Comissão Representativa do Congresso Nacional durante o recesso parlamentar e dos dois cidadãos indicados para integrar o Conselho da República; e nas demais eleições.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS