O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Eurípedes Lebrão (PTN), recebeu no gabinete da Presidência o representante do condado do Beni, Mario Gamarra Gamez, para discutir a situação da estrada que liga a cidade de Trinidad, na Bolívia, a Costa Marques, em uma extensão de 330 quilômetros. O parlamentar se comprometeu em organizar uma audiência pública para discutir a melhor forma de terminar logo a estrada, conhecida como Carretera Central.
De acordo com o deputado Lebrão, o ideal é realizar a audiência pública em Trinidad, capital do condado de Beni. Ele adiantou que cerca de 80% da estrada já está pronta, mas ainda faltam obras de arte, como pontes, e também a instalação de uma balsa no rio Guaporé. O parlamentar adiantou que a questão pode ser resolvida logo.
Mario Gamarra, que na reunião com Lebrão representou o governador de Beni, Camelo Lenz, disse que existe o maior interesse na conclusão da carretera. Segundo ele, é preciso obter recursos para financiar o restante da obra. O deputado explicou que é preciso primeiro que os políticos bolivianos demonstrem interesse em terminar a estrada.
“Quando se percebe o interesse político fica muito mais fácil obter financiamentos. Há instituições que podem financiar, mas é preciso haver uma movimentação nesse sentido”, destacou Lebrão, explicando que a audiência pública será importante para demonstrar essa questão.
O deputado Lebrão disse, ainda, que participará da audiência pública e que convidará mais deputados e também o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Lúcio Mosquini. “Quanto à balsa, existe uma empresa em condições de colocar uma no local. Isso não será problema nenhum”, acrescentou.