Projeto Ação Cidadã da Assembleia Legislativa é sucesso no bairro Planalto
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Às 7h30 deste sábado (11) já era grande o número de pessoas que procuravam atendimento no Projeto Ação Cidadã, coordenado pela Assembleia Legislativa na Igreja Nossa Senhora das Dores, bairro Planalto, em Porto Velho. A partir das 8 horas foi iniciada a prestação de atendimentos médico, odontológico e sociais. Os voluntários eram identificados pelas camisetas com a inscrição ALE em ação.
O presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho agradeceu a todas as organizações civis e militares que trabalharam no Projeto Ação Cidadã e afirmou que a Assembleia Legislativa está à disposição da comunidade. “Meu agradecimento especial aos servidores da Assembleia Legislativa, que compareceram voluntariamente às atividades. Devemos ajudar aqueles que mais precisam, e por isto sempre estamos apoiando ações da Casa Militar e do Corpo de Bombeiro Militar.
As centenas de pessoas atendidas pela primeira edição este ano em Porto Velho, do projeto Ação Cidadã, disseram considerar o atendimento um sucesso. Foram prestados serviços médicos, odontológicos, emissão de documentos, corte de cabelo, recreação, distribuição de mudas de árvores e outras ações.
“Esse trabalho tem um papel fundamental para garantir acesso a serviços básicos que o cidadão tem dificuldade em conseguir no dia a dia, como a ida ao médico e a retirada de um RG”, destacou o deputado estadual Hermínio Coelho (PSD). No atendimento médico, o destaque foi para a aferição de pressão arterial, teste de glicemia, exame rápido de HIV e outros procedimentos.
Equipe médica socorre mulher após parto
Na véspera do Dia das Mães, o grande destaque do evento foi que a equipe médica que realizava atendimentos, acabou socorrendo uma mulher da comunidade, que entrou em trabalho de parto e deu a luz a um menino. Rosana Ramos Silva, de 19 anos, foi socorrida e seu segundo filho, Marcos Gustavo, nasceu antes dos meses completos.
“Não fiz o pré-natal e tenho uma filha, a Helen, de quatro anos. Agradeço ao socorro que me foi dado. Eu passei mal e fui ao banheiro, quando meu menino nasceu”, disse a mãe. Avisados do nascimento, enfermeiros e médicos socorreram mãe e filho, que foram trazidos para o ônibus que servia de base para atendimentos e em seguida foram removidos por uma equipe do Samu.
Ação em parceria
O trabalho contou ainda com a parceria do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da faculdade Fimca e do Instituto de Identificação Científica e Criminal (IICC). Alunos de odontologia da Fimca orientaram crianças sobre a escovação correta e o uso do fio dental. Ao final, todos ganharam creme e fio dental e uma escova.
A professora Marcela Campanhano, dos cursos de agronomia e zootecnia da Fimca, coordenou um stand com a distribuição de mudas de açaí e perpétua do Brasil, além da entrega de sementes de hortaliças. Jackelyne Nunes, 15 anos, aproveitou a Ação Cidadã para retirar o seu documento de identidade. “Moro aqui perto e vim com a minha mãe para aproveitar e tirar meu RG. Foi rápido e eu vou receber o documento em 30 dias”, informou.
Nilcenias Alves, 29 anos, levou seus quatro filhos, entre quatro a 12 anos de idade, para participar das atividades. Os meninos cortaram o cabelo, participaram de atividades recreativas, com pintura e a descida de uma tirolesa, além de serem orientados sobre a escovação dos dentes.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!