O deputado Jean Oliveira (PSDB) que se encontra na região da Zona da Mata visitando correligionários, destacou que o dia 5 de maio foi o aniversário do nascimento do Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, completando exatamente 148 anos. O nome “Rondônia” do nosso Estado é em homenagem ao Marechal sertanista.
Lembrando Rondon: “Em 1914, com a Comissão Rondon, construiu 372 km de linhas e mais cinco estações telegráficas: Pimenta Bueno, Presidente Hermes, Presidente Pena (depois Vila de Rondônia e atual Ji Paraná), Jaru e Ariquemes, na área do atual estado de Rondônia. Em 1º de janeiro de 1915 conclui sua missão com a inauguração da estação telegráfica de Santo Antonio do Madeira”.
“Em 1952 Rondon propôs a fundação do Parque Indígena do Xingu. No ano seguinte inaugurou o Museu Nacional do Índio. Em 5 de maio de 1955, data de seu aniversário de 90 anos, recebeu o título de Marechal do Exército Brasileiro concedido pelo Congresso Nacional. Em 17 de fevereiro de 1956, o Território Federal do Guaporé teve seu nome alterado para Território Federal de Rondônia, em 1981 elevado a estado”.
“Em 1957 foi indicado para o prêmio Nobel da Paz, pelo Explorer’s Club de Nova York. O dia 5 de maio é a data em que se comemora o Dia das Comunicações no Brasil”.
“ Nós, do Estado de Rondônia, deveríamos render profundas e sinceras homenagens ao Marechal Rondon. É uma personalidade ímpar na história do Brasil e é tudo para a história do nosso Estado que teve suas terras desbravadas e colocadas em contato com a parte mais desenvolvida do país pelo trabalho árduo, científico e incansável desse militar. Devemos olhar com mais carinhos aqueles que foram os primeiros e nos patrocinaram as condições para hoje vivermos nesse solo denominado Rondônia”, disse o deputado.