No próximo dia 3 de Abril, completo 30 anos de Rondônia. Aqui cheguei em 1983 acompanhando meu pai Francisco Andreoli, assassinado em 2004 no estado do Acre. Até hoje em crime sem culpados. (Saiba aqui) Quando comemoro meu aniversário de rondoniense, misturo alegria e tristeza. Nos filhos busco a força para continuar a labuta diária.
PAPA
Um amigo gaúcho chega e diz com todas as letras que o Papa é gaudério. Como assim, pergunto.
Ele afirma que “Francisco” nasceu na região dos pampas argentinos e por consequência ele é um legitimo gaúcho. “Apenas desgarrado da tropa, além fronteira”.
Mas Jorge Bergoglio nasceu em Buenos Aires, afirmo.
O amigo já “nos cascos” com minha inconveniência dá um passo para trás e diz
– O que você entende de “geo-politica”?
Então, para não perder o amigo, fica assim... “O papa é brasileiro e também gaúcho alongado”...
MIRIAN
A ex-chefe de gabinete de Roberto Sobrinho, petista Mirian Saldanã pediu na justiça o liberação de aproximadamente 10 mil reais que estavam em conta bancária bloqueada por ação da operação Vórtice do Ministério Público Estadual que desbaratou uma suposta ORCRIM – Organização Criminosa que atuava nos porões da administração da capital.
Apresentou cópias de contra cheques, provando que o dinheiro depositado se tratava de salário. O juiz atendeu os argumentos da defesa da ex-toda poderosa do município e Saldanã já tem um “pixulé” para comprar ovos de páscoa.
JOELCIMAR
Já Joelcimar Sampaio, ex-secretário de administração na gestão de Sobrinho não teve a mesma “sorte” de sua amiga Mirian. Sampaio também pediu desbloqueio de sua conta, porém segundo decisão do magistrado que julgou o pedido “os acréscimos acumulados nas contas poupança indicam a efetivação de depósitos que superam meros rendimentos, como também revelam a existência de outra conta poupança, aparentemente desconhecida.”
Desta forma, Sampaio teve o pedido negado. Nos bastidores comenta-se que Joelcimar teria cerca de 400 mil reais depositados, incompatíveis com seu salário de servidor público.
E ROBERTO?
Nas horas vagas tem pescado muito. O ex-prefeito Sobrinho é visto com frequência na Fazenda Ponte Nova na linha do km 32 (Br 364 sentido Rio Branco). Seu cunhado Herbert Peixoto, ex- Ipam também teria aderido ao hobby. No caso de Peixoto, ele gosta de pescar na Fazenda Triângulo, nas proximidades de Humaitá (AM), sua terra natal.
JUSTA HOMENAGEM
Durante sessão do Conselho Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil de Rondônia, na última sexta-feira (22), foi aprovada por unanimidade a criação da Sala do Advogado denominada “Ney Luiz de Freitas Leal”. A sala será instalada na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), ao lado da Secretaria Judiciária do Tribunal. A propositura foi apresentada pelo advogado e Juiz do TRE-RO que representa a classe dos juristas, Juacy dos Santos Loura Júnior.
SEU LUNGA
Um amigo chega e pergunta as quantas andam a administração do "doutor" Mauro na prefeitura de Porto Velho. De bate pronto respondo – Que administração?
VIADUTOS
O prefeito Mauro Nazif deu um passo errado no seu início de mandato. Foi a Brasília puxar para si a responsabilidade da finalização das obras dos viadutos. Já estava com o Dnit a responsabilidade de fazer. Arrumou pra cabeça. Durante sua gestão já houve protestos na obra que tem uma “cabeça de burro enterrada”. Um amigo confidencia...Você não entendeu a estratégia do Mauro/Gilson....Está obra ainda vai receber pelo menos mais 80 milhões de reais até se completar o serviço...Entendeu...Muito $$$$$$$$$.