OPINIÃO DE PRIMEIRA – No caso dos chacareiros, incentivo ao confronto – Por Sergio Pires

OPINIÃO DE PRIMEIRA – No caso dos chacareiros, incentivo ao confronto – Por Sergio Pires

OPINIÃO DE  PRIMEIRA – No caso dos chacareiros, incentivo ao confronto  –  Por Sergio Pires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há, no geral, tanta incompetência, má vontade, jogo de cena, que se comprova: a causa é criar dificuldades para vender facilidades. Exemplo disso é o das quase duas mil famílias de chacareiros, que produzem alimentos para abastecer Porto Velho e que, volta e meia, são ameaçadas de expulsão e de perder tudo. Está acontecendo de novo. E com risco de confronto. Se a polícia entrasse na área para cumprir o mandado judicial, não se sabe o que poderia ocorrer. Os colonos avisaram: vão reagir. Toda a área, hoje utilizada por centenas produtores, seria de um único dono. Ele quer seus direitos: ou a terra de volta ou sua grana. Ora, coisa mais simples de resolver! Bastaria desapropriar a área, pagar um preço justo ao legítimo dono, entregar a terra a quem nela produz e pronto! Tudo estaria resolvido. Mas não. Nada de bom senso. Nada de equilíbrio. O negócio é complicar. As decisões têm que ser ideológicas e não lógicas.
Acusam o proprietário de ser latifundiário. E é mesmo. Mas no Brasil ainda há direito à propriedade, embora muita gente faça de conta que isso seja ficção. Ora, se o dono tem direito, porque não negociar com ele? Porque não arbitrar um valor justo, que a União pagaria para desapropriar a área e entregá-la a quem produz? Nada disso. O negócio é criar um clima de desarmonia, de quase conflito, eventualmente com alguns tiros, (quem sabe um ou outro morto? ) para daí discursar em defesa, cada um, das suas teorias ideológicas. Lamentável que nesse fogo cruzado da burrice, ignorância e má vontade, fique gente que só quer trabalhar, produzir e viver em paz. Mas como isso é possível? Se não houver conflito e nem discurso vazio, não tem campanha eleitoral e nem voto. Então, que se danem o bom senso e os interesses maiores da população. Como sempre.
AVISO AOS NAVEGANTES
Más notícias para aqueles que gostam de misturar o dinheiro público com o seu, rachar ao meio e colocar tudo no bolso. O promotor Héverton Alves Aguiar foi reeleito para comandar a procuradoria geral de Justiça até 2015. Ou seja, neguinho que estava achando que poderia continuar afanando o que não é seu, que ponha as barbas de molho. O dr. Hérverton é dureza. Não é o carcará, que pega mata e come. Ele pega, manda prender e faz cumprir pena. Orgulha o Ministério Público. Por isso, teve apoio unânime dos seus colegas para continuar no cargo.
PERDENDO FEIO
Em cinco dias, serão dois meses do bárbaro assassinato da jovem Naiara Carine, estuprada e morta com mais de 25 facadas. Várias pistas já foram seguidas, há inclusive suspeitos investigados, mas que desapareceram e estariam muito longe daqui. O que se sabe, é que a ação envolveu pelo menos dois animais, porque humanos não são. A polícia rondoniense, que tem sido tão eficiente em muitos casos, nesse aí está perdendo feio para os criminosos. Será que um dia eles serão pegos?
CARTAS NO LIXO
Não é possível que o caso passe em branco. Tem que punir. Tem que demitir. O fato de um irresponsável que trabalha para os Correios (não se sabe se funcionário ou terceirizado), ter jogado dezenas de correspondências num terreno baldio do bairro Igarapé, é caso de polícia sim! Os Correios, uma instituição que já foi um orgulho nacional, só piora nos últimos tempos. E agora mais essa: um irresponsável jogando cartas, carnês, documentos no lixo. Se não houver uma resposta duríssima, é porque a coisa não tem mais jeito mesmo...
A LISTA CRESCE
Nomes que já estão na área como possíveis candidatos ao Governo em 2014: Confúcio Moura vai à reeleição; Ivo Cassol é pule de dez; Expedito Júnior, se conseguir aval da Justiça vai também; Hermínio Coelho quer ser o principal opositor; o empresário Kazan Roriz diz que vai, mas não se sabe se vai mesmo; João Cahulla quer de novo; Acir Gurgacz pode ir, se romper com o PMDB. O PT ainda não sabe se terá nome próprio. Pelo caminho, vai aparecer mais gente. Como José Bianco, que já andou comentando o interesse com amigos mais próximos...
MAIS UM MINISTÉRIO?
Do Torcedor Corintiano? Do lavador de janelas? Dos que querem que o Papa se naturalize brasileiro? Se não esses, qual será o quadragésimo ministério do governo Dilma Rousseff? Já são 39, a grande maioria deles sem qualquer utilidade para o país, mas muito importantes para abrigar apaniguados políticos, com os olhos voltados às eleições de 2014. Onde, por uma daquelas incríveis coincidências, dona Dilma deverá ser candidata à reeleição. E nós, otários, sustentando tudo isso a peso de ouro, com nossos impostos. 
CABEÇA PEDIDA
Não está fácil a vida da secretária da Seduc, Isabel Luz. A cabeça dela foi pedida novamente na Assembleia. Pelo menos meia dúzia de deputados – à frente o vice-presidente da Casa, Maurão de Carvalho – discursou na semana passada exigindo a substituição da professora. “A secretária ignora os vereadores, diretores de escolas, professores, e até os deputados”, protestou Maurão. Hermínio Coelho, Jean Oliveira, Adriano Boiadeiro, Ana da Oito, Cláudio Carvalho e Lebrão também entraram no rodízio de críticas. A coisa ficou séria...
PERGUNTINHA
Os motoristas que transitam sobre e sob o viaduto da avenida Jatuarana, ficam tranqüilos e se sentem seguros ao passar por aquela obra?
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS